Na manhã dessa quinta-feira (21), a equipe do setor da Unidade de Gestão da Rede Física (Ugerf) da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) participou de treinamento ministrado por controladores da Controladoria Geral do Estado (CGE), na sede desse órgão.
O treinamento acontece a pedido do Governador do Piauí, Wellington Dias, e faz parte de um programa de preparação de todos os funcionários públicos do Estado, que trabalham com engenharia, visando uniformizar o entendimento à cerca das obras.
"No início dessa gestão houve o treinamento dos gestores e agora estamos treinando os técnicos. Hoje eles estão vendo toda a parte de como confeccionar o projeto básico necessário para a execução de uma obra: reajustamentos, aditamentos, processo licitatório", afirmou Duane Castelo Branco, Gerente de Controle de Obras Públicas da CGE.
Toda a equipe da Ugerf (composta por 15 engenheiros civis, 4 arquitetos, 1 engenheiro elétrico, 2 eletrotécnicos), e o todo o pessoal de apoio do administrativo participaram do treinamento. Segundo o Duane Castelo Branco, depois dessa qualificação, haverá maior interação da engenharia com o administrativo garantindo a agilidade dos trabalhos do setor.
"Na realidade eles estão fazendo um curso sobre o processo, do começo até a fiscalização, o pagamento. Isso vai facilitar todo o trabalho para que não haja nenhum atropelo, nenhuma paralisação de obra e que seja feito dentro dos padrões e das normativas do Tribunal de Contas da União e do Tribunal de Contas do Estado", disse Dorival Danúzio, Gerente da Ugerf.
Segundo a Gerente de Engenharia da Seduc, o treinamento vai garantir também maior segurança aos trabalhos do setor. "Os processos não terão mais que retomar para serem recompostas as peças evitando problemas futuros. Então a partir de agora, com esse treinamento, todos os engenheiros estarão aptos a montar o processo da maneira correta, da maneira que a Controladoria e a Procuradoria exigem e por conta disso haverá segurança necessária para o bom andamento do processo", afirmou Kátia Lemos, Gerente de Engenharia da Ugerf/Seduc.
ATUALIZAÇÃO DO SIMEC
A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), através da Unidade de Gestão da Rede Física (Ugerf), continua o trabalho de alimentação do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec) para liberar os recursos necessários a dar continuidade às obras de reforma, ampliação e adequação das escolas da rede pública de ensino do Estado. "Em janeiro recebemos o setor com 290 problemas que travam a liberação de recursos. Já reduzimos esse número para 87 e a Secretária, Rejane Dias, esteve em Brasília e sensibilizou os gestores, dada a situação em que foi encontrado o SIMEC travado. Mesmo com essa dificuldade a Secretária conseguiu a liberação de parte dos recursos. Entrou na ordem de 6 milhões em janeiro, e agora entrou mais 2,5 milhões e com a previsão de conseguirmos destravar mais recursos", disse Dorival Danúzio, Gerente da Ugerf.