O Programa Parlamento Jovem Brasileiro, promovido anualmente pela Câmara dos Deputados em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), foi apresentado nesta terça-feira (19) aos alunos da Unidade Escola Estado de São Paulo, zona Sul de Teresina. Uma palestra informativa sobre o projeto atraiu a atenção dos mais de mil alunos da escola.
"Recebemos os técnicos Regina Barbosa e Márcia Silva da Secretaria da Educação (Seduc), com o objetivo de informar e estimular os nossos alunos a participarem do referido projeto", esclarece a coordenadora pedagógica da escola, professora Gilcarla Prado, que formulou o convite em conjunto com a diretora Maria de Fátima e o professor Ramon Davis.
A diretora explica que atualmente a escola conta com aproximadamente 1.300 alunos no ensino médio e técnico profissionalizante, sendo programas como esse uma prioridade.
"Temos a satisfação de termos um aluno representando o
Estado do Piauí no projeto Parlamento Juvenil do Mercosul , agora queremos um
para o projeto Parlamento Jovem Brasileiro", completa a diretora.
Mais sobre o programa
Estudantes do ensino médio de escolas públicas, que tenham entre 16 anos completos e 22 anos (o jovem precisa ter nascido entre 26/09/1992 e 20/09/1999) podem se inscrever para a 12ª Edição do Programa Parlamento Jovem Brasileiro. Os estudantes deverão estar devidamente matriculados no 2º ou 3º ano do ensino médio ou o 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico na modalidade integrada ao ensino médio.
Fica impossibilitado de participar dessa edição do Parlamento Jovem Brasileiro aquele estudante que tenha participado, anteriormente, de outra edição do programa.
Para se inscrever o estudante deverá escrever um projeto de lei. Como? Pensando na realidade de seu país, observando os problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas em formato de propostas de lei, sobre qualquer tema. Escolha um tema de seu interesse e elabore seu projeto. As inscrições vão de 1º de abril a 12 de junho de 2015.
O objetivo do Parlamento Jovem é propiciar aos jovens a vivência do processo político e democrático com a participação, durante uma semana em Brasília, de uma simulação da jornada parlamentar, com diplomação, posse e exercício de mandato como Deputado Jovem.
Para participar do PJB, o estudante deverá seguir 4 passos:
1. Elaborar um projeto de lei;
2. Preencher a ficha de inscrição, que pode ser encontrada em www.camara.leg.br/pjb
3. Anexar os seguintes documentos:
4. Entregar toda a documentação (projeto de lei de sua autoria, ficha de inscrição completamente preenchida e demais documentos) na secretaria da escola ou a um professor, para que esse material seja encaminhado via Sedex ao coordenador estadual do PJB na Secretaria de Educação de seu estado OU
5. Encaminhar todo o material diretamente ao coordenador estadual do PJB na Secretaria de Educação de seu estado, via Sedex (os endereços dos coordenadores estaduais podem ser encontrados em www.camara.leg.br/pjb, no menu à direita, em destaques) ou por e-mail. Esta última opção é válida somente para os estados que aderiram a essa modalidade (indicados na lista com o endereço dos coordenadores). Neste caso, o projeto de lei e a ficha de inscrição deverão estar em formato Word e os demais documentos deverão ser digitalizados.
As inscrições de alunos que não preencherem os critérios de participação ou que estiverem com a documentação incompleta serão eliminadas do processo seletivo.
Para mais informações, o jovem deve consultar a Seção 3 do Manual de Procedimentos, disponível em www.camara.leg.br/pjb ou pelo telefone (86) 3216 3243 e (86) 8886 6909.
Na página do Parlamento Jovem, há um curso online elaborado especialmente para os estudantes interessados em participar do programa e que irá auxiliar o estudante na construção do seu projeto de Lei. Acesse: www.camara.leg.br/pjb e clique em "Como fazer um projeto de Lei".