A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), através da Unidade de Educação de Jovens e Adultos (UEJA), informa que estão abertas as matrículas para o Projovem Campo - Saberes da Terra.
O Programa é destinado aos agricultores (pessoas que desenvolvam alguma atividade dentro da agricultura familiar), com idade entre entre 18 e 29 anos e que embora sabendo ler e escrever, não concluíram o Ensino Fundamental. Além da elevação da escolaridade, os alunos vão receber a qualificação social e profissional.
São ofertadas 2 mil vagas para todo o Estado. Para efetivar a matrícula os alunos devem se dirigir a uma das escolas certificadoras, de posse das cópias dos documentos pessoais (comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento, RG e CPF).
No Piauí, o Projovem Campo - Saberes da Terra é disponibilizado em 49 cidades. Cada município pode formar até duas turmas, cada uma com 25 alunos. Para cada uma são disponibilizados quatro professores (um para cada área do conhecimento) e um técnico agrônomo responsável pela qualificação profissional dos alunos. Se houver necessidade, será lotado também um professor acolhedor, responsável por acompanhar os filhos dos alunos. E em caso de matrículas de alunos surdos, a Seduc ofertará um professor de libras.
Abaixo segue a relação dos municípios que disponibilizam a formação por meiodo Projovem Campo - Saberes da Terra.