Ícone buscar

Escolas de Oeiras recebem curso de processamento de alimentos biofortificados

  • 30/10/2012


A produção de alimentos biofortificados no Piauí promete dar um grande reforço a agricultura familiar e a merenda escolar. Na vanguarda dessa produção, estão os alunos de escolas públicas estaduais e Escolas Famílias Agrícolas (EFA) que participam do Programa Produtores do Futuro. Na última semana, a EFA de Oeiras recebeu o curso de processamento de alimentos biofortificados, que capacita os jovens a introduzirem esses alimentos no mercado consumidor com melhor valor agregado.

 

Além de Oeiras, encontramos essa realidade em vários municípios piauienses que dispõem de escolas agrotécnicas, como São Miguel do Tapuio, José de Freitas, Pedro II e União.

O objetivo é que prefeituras e Estado adquiram estes produtos diretamente de agricultores familiares para serem oferecidos na merenda, conforme manda a Lei, é o que relata a coordenadora da Educação Profissional da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Hérida Fernandes.


"Estes alimentos que possuem altas concentrações de ferro, zinco, vitamina A e outros minerais poderão beneficiar milhares de alunos que, muitas vezes, têm na merenda escolar a complementação nutricional", explica Fernandes.

Segundo Marcos Jacob, consultor do Programa, um dos objetivos mais importantes desses cursos de processamento é a capacitação de jovens em formação técnica para que possam difundir esse conhecimento ou mesmo iniciar o próprio negocio.

"É importante ampliar a venda dos produtos após o processamento, com agregação de valor e ampliação de perfil de consumidor", diz Jacob.


Outra informação dada pelo Consultor é a publicação do livro de receitas com produtos biofortificados, que deve fazer parte do kit que os participantes receberão ao iniciarem os próximos cursos.


Parcerias possibilitam a capacitação de alunos multiplicadores do Produtores do Futuro

O Programa é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEDUC/PI) com o Banco do Nordeste (BNB), Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), com objetivo de capacitar alunos das escolas agrotécnicas para que sirvam de multiplicadores das tecnologias e projetos agrícolas.

"Este programa busca promover a assistência técnica especializada a agricultores que busquem tecnologia, financiamento e outros tipos de apoio do poder público", informa Reinaldo Lopes, diretor da Unidade de Educação Técnica e Profissional da Seduc.

O próximo curso de processamento de produtos biofortificados será realizado dia 12 de novembro em Teresina, um dia antes do Seminário Estadual do Projeto Produtores do Futuro.

 

Outras Notícias

Notícias
12/11/2025

Segunda edição da Seduc LEM premia estudantes destaques em Língua Estrangeira da Rede Estadual

Notícias
12/11/2025

Gestores que inspiram: o papel dos diretores na universalização do Tempo Integral do Piauí

Notícias
11/11/2025

Estudantes Seduc serão premiados na II Olimpíada Piauiense de Língua Estrangeira Moderna nesta quarta-feira (12)

Notícias
11/11/2025

Ouvidoria da Seduc-PI tem índice recorde de resolutividade em 2025 e fortalece diálogo com a população

Notícias
10/11/2025

Em Água Branca, Estudantes do CETI Monsenhor Boson criam óculos de realidade virtual com materiais recicláveis

Notícias
09/11/2025

Tema da Redação do Enem 2025 foi trabalhado pelos professores da rede estadual nas revisões do Pré-Enem Seduc