O Jovem Senador conta com o apoio de 54 coordenadores nos estados e no Distrito Federal, que auxiliam na divulgação do certame e realizam a interface entre as secretarias de Educação, as unidades escolares e a equipe organizadora do projeto em Brasília-DF.
Serão escolhidas 27 redações vencedoras, uma de cada unidade da Federação, e seus autores serão automaticamente selecionados para vivenciarem como jovens senadores o processo de discussão e elaboração das leis, em Brasília, no mês de novembro. Os professores que orientaram as redações vencedoras também participarão do projeto na Capital, acompanhando os alunos premiados e com uma programação especial.
Para participar, é preciso ter no máximo 19 anos, estar regularmente matriculado, em uma escola pública estadual ou do Distrito Federal, no ensino médio e escrever uma redação, de 20 a 30 linhas, com o tema "Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais".
Em 2014, a estudante Leiliane Gomes da Silva ficou entre os finalistas de cada unidade da federação com a 3ª colocação com Rio Grande do Norte; Rio Grande do Sul; Rio de Janeiro e Rondônia. Estudante da Unidade Escolar Lima Rebelo, em Parnaíba, Leiliane representou o Piauí na 7ª edição do Programa no Senado Federal. Como jovem senadora, a estudante defendeu o aumento dos investimentos em infraestrutura nas escolas públicas.