A Secretaria Estadual da Educação retomou, na manhã de hoje (18), o Projovem Urbano no Piauí. A solenidade ocorreu no Theatro 4 de Setembro, com a presença da secretária Rejane Dias, durante o início à formação de 300 educadores dos 41 municípios contemplados. As inscrições continuam abertas até o dia 23, quando iniciam as atividades em todo o Estado.
O Projovem busca a reinserção de jovens na escola e no mercado de trabalho. Podem participar alunos entre 18 e 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. Além do ensino regular, eles fazem curso de formação profissional e ainda ganham uma bolsa de R$ 100 para freqüentarem as aulas e realizarem as atividades. Os cursos disponibilizados para os alunos são das seguintes áreas: alimentação, turismo e hospitalidade, administração, telemática e saúde. A meta deste ano para o Projovem Urbano é alcançar 8 mil jovens.
O biênio 2014/2015 estava prejudicado por falta da execução adequada dos requisitos do Projovem e manutenção do pessoal. A atual gestão da Seduc regularizou o cronograma e garantiu as condições necessárias para a continuidade. "O programa consiste em uma parceria do Governo Federal com o Estadual buscando tornar o ambiente escolar um espaço mais atrativo. Os jovens conseguirão concluir o ensino fundamental integrado a cursos profissionalizantes", afirma a Secretária de Estado da Educação e Cultura, Rejane Dias.
A coordenadora geral do programa no Estado, Geusélia Gonçalves, ressalta a importância da capacitação dos educadores. "Está formação inicial tem como objetivo apresentar as diretrizes operacionais do Projovem Urbano, com o intuito de propiciar aos educadores a construção do conhecimento das questões pedagógicas e administrativas junta aos núcleos".
A formação dos educadores do programa será retomada na Faculdade Ademar Rosado, nos turnosmanhã e tarde, até sexta-feira (22).