Rejane Dias disse que a formação continuada de professores e a valorização da educação é prioridade em sua gestão. "Quero frisar meu compromisso e reiterar o do governador Wellington Dias com a formação continuada dos professores da rede pública. Nossa meta é elevar o Piauí entre os dez estados com melhores índices no ranking do IDEB até 2019", destacou a secretária.
Segundo a Superintendente de Ensino, Viviane Farias, a portaria é um marco divisor por colocar o Antonino Freire como unidade pensante da formação na política pública estadual de educação. "O Centro de Formação Antonino Freire, a partir de hoje, não é apensas um lugar que tem espaço destinado para formação, mas, sobretudo ele pensa a formação enquanto política pública estadual", disse.
A diretora geral do Antonino Freire, Maria Xavier, apresentou a nova proposta do Centro de Formação e destacou que o objetivo geral é implementar a política de formação dos professores da educação básica no Piauí nas redes estaduais e municipais. Para isso foi elaborado um plano de ação que inclui cursos, palestras, e simpósios.
A mudança do Instituto de Educação reflete o projeto nacional, já que recentemente o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República do Brasil, Mangabeira Unger, lançou o documento "Pátria Educadora: a Qualificação do Ensino Básico como Obra de Construção Nacional". Elaborado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), da Presidência da República, o documento propõe que em todo País existam unidades semelhantes a o centro de formação implantado hoje em Teresina.