Segundo Adriana Barros, idealizadora do projeto, o "Caminhos da Leitura" surgiu com o objetivo de levar o aluno a compreender a leitura como um processo de vivência cultural e social do homem. "Os alunos vão ler paradidáticos que tem a ver com eles, com a idade de cada um, com a disciplina de geografia, mas com uma exploração da língua portuguesa", disse Adriana Barros, professora de Geografia do CEFTI Pequena Rubim.
Na manhã de hoje a escola apresentou o projeto aos alunos. E logo na abertura do evento um grupo de alunos apresentou um recital com poemas de Vinícius de Moraes.
Para a estudante Elane Vasconcelos, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, uma das estudantes que realizaram o recital, o projeto vai transformar a vida de todos que estudam no CEFTI Pequena Rubim. "Alguns alunos não tem o hábito da leitura e o projeto vai ajudar bastante porque todos vão se interessar mais. A leitura é algo que nos inspira a fazer coisas novas, abre a mente", afirmou a estudante Elane Vasconcelos.
Com o "Caminhos da Leitura" a cada dois meses os alunos lerão um livro. A meta é que até o final do ano cada aluno leia, no mínimo, três livros. Na programação do projeto consta uma apresentação de sarau, feita por todos os alunos da escola, como forma de apresentar os resultados do projeto.
O CEFTI PEQUENA RUBIM
O CEFTI Pequena Rubim possui 339 alunos matriculados no Ensino Fundamental, que estudam em regime de tempo integral. A escola tem a responsabilidade de prepará-los para entrarem no Ensino Médio e para ajudar na formação dos estudantes são desenvolvidos vários projetos. "A escola trabalha há muito tempo com projetos. Nós temos o ?Construindo a Paz na Escola? que nos ajudou a conscientizar os alunos sobre o perigo de se envolver com as drogas", disse Francisca Gomes, diretora do CEFTI Pequena Rubim.
A escola desenvolve ainda projetos de música através do qual os alunos têm aulas de violino, teclado e formação de banda. Há ainda o projeto do meio ambiente, além de todos os desenvolvidos por meio do Mais Educação.