Cerca de 300 alunos estudam nos dois turnos da escola, sendo que pela manhã funciona o ensino fundamental e a tarde, o ensino médio, além dos programas Mais Educação e Programa de Ensino Médio Inovador (PROEMI) do Governo Federal.
De acordo com a diretora da unidade, Maria do Perpétuo Socorro, a escola estava precisando muito da reforma. "A situação aqui estava tensa, vivíamos um terror. Tudo estava feio e degradado, agora nossa escola é outra", comemora a professora.
A escola ganhou mais espaço para uma nova biblioteca com sala de leitura, um refeitório novo, nova cantina, a cobertura da quadra, uma sala de multi-meios, laboratório de informática e outro de ciências e uma sala para Atendimento Educacional especializado - AEE.
Para a aluna do 1º ano do ensino médio, Layra Gabriele Estevão, a reforma melhorou bastante o convívio na escola e a aprendizagem. "Antes as portas e janelas estavam quebradas, as carteiras sem mesas ou danificadas, os ventiladores quase não funcionavam direito, era bastante complicado. Hoje temos uma nova escola".
No próximo dia 22 de maio, a Unidade Escolar Professor Pires Gayoso também será inaugurada.