Ícone buscar

Parceria assegura projeto para implantação de curso técnico em Sistemas de Energia Renováveis

  • 07/05/2015

O primeiro passo para a implantação do curso técnico de Sistemas de Energia Renováveis no Piauí foi dado nesta quarta-feira (6), com a assinatura do Termo de Cooperação, realizado na cidade de Parnaíba. A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e a empresa Omega Energia já estão elaborando o projeto de implantação. Parnaíba deve ser a primeira cidade contemplada com o curso e foi escolhida para o projeto piloto por possuir uma unidade do IFPI, demanda local e um grande potencial eólico na região.

A proposta é que o curso esteja focado na qualificação da mão de obra para a utilização da energia eólica e, posteriormente, o curso possa ser expandido para outras regiões do Estado. "A ideia é que a gente possa aproveitar os arranjos produtivos de cada região, focando na necessidade do mercado local e assim qualificando a mão de obra", afirma a Secretária de Educação Rejane Dias.



Para que o curso seja efetivamente implantado será necessária a autorização da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação. 

A atribuição da Seduc nesta parceria será a de direcionar os alunos egressos do ensino médio ao curso e realizar as atividades de extensão. A Omega ficará responsável pela conceituação do programa (seleção do conteúdo) e adequar os laboratórios do IFPI as necessidades do curso.

"Nos laboratórios vamos ensinar os softwares mais importantes para a aplicação no Parque Eólico, onde será possível simularmos situações reais. Além disso, profissionais da Omega irão lecionar algumas matérias do programa. A intenção é trazer experiências reais para a sala de aula", afirma o diretor da Omega Antônio Bastos.



O IFPI ficará encarregado de ofertar o curso, disponibilizar o espaço físico e os demais professores para ministrarem as aulas. Está previsto também um programa de estágio remunerado, no qual os três melhores alunos irão trabalhar por um período de um ano na Omega.  

Outras Notícias

Notícias
19/05/2025

Egressas do Alfabetiza Piauí seguem nos estudos e mostram que nunca é tarde para recomeçar

Notícias
17/05/2025

Diálogos pelo Piauí: Seduc fortalece Educação e atenção à Primeira Infância em Campo Maior

Notícias
17/05/2025

Estudantes Seduc vivenciam literatura de Torquato Neto em noite especial no Theatro 4 de Setembro

Notícias
16/05/2025

Seduc e Detran abrem inscrições para CNH Social Estudantil com 10 mil vagas gratuitas no Piauí

Notícias
16/05/2025

CCL é reinaugurado com estrutura moderna e foco em aulas práticas e imersivas

Notícias
16/05/2025

Gestores da 1ª GRE vivenciam imersão no CETI Augustinho Brandão e fortalecem excelência na Educação