Projeto Lei Maria da Penha nas Escolas é lançado para rede estadual de ensino
04/05/2015
Nesta terça (05) será realizado, no Instituto de Educação Antonino Freire (IEAF), o lançamento do projeto "Lei Maria da Penha nas Escolas: Desconstruindo a violência, construindo o diálogo". O evento tem início às 8h e conta com a participação de representantes do Ministério Público, da Seduc, das GREs e das escolas de Teresina.
O projeto será implantado em todas as unidades escolares com o objetivo de diminuir os elevados índices de violência contra a mulher no Piauí. Para isso a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) conta com a parceria do Ministério Público Estadual.
De acordo com o projeto, durante uma semana, uma equipe multidisciplinar do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid) junto com assistentes sociais e psicólogos realizarão palestras de capacitação para professores, alunos e familiares em escolas.
Para a gerente de Inclusão e Diversidade da Seduc, Natalli Oliveira, os professores são formadores de opinião e com uma capacitação adequada é possível que eles orientarem seus alunos para combater a violência contra a mulher.
"Vamos nos reunir com diretores e coordenadores das Gerências Regionais (GREs) de Teresina para apresentar a proposta do projeto, visando o desenvolvimento de ações para o enfrentamento e prevenção à violência doméstica e familiar. Com isso, pretendemos atingir o maior número de escolas esse ano", afirma a gerente.
Natalli informa ainda que a educação é uma grande parceira no combate à violência doméstica no Estado, por isso a importância de disseminar a Lei Maria da Penha dentro da comunidade escolar.