Este ano, a escola tem três turmas de 3º ano, então a
produção literária de 2015 deverá contar com 120 textos. Entre eles
estarão os produzidos por Ana Caroline Pereira e Fernando Viana, alunos
do Cemti. Os dois
contam como o projeto "Ciclo de Leitura e Produção Textual" conseguiu
transformar e criar neles o hábito da leitura.
"Antes de entrar na escola eu não tinha o hábito da
leitura, passei a desenvolver isso aqui. Desde o 1º ano a escola oferece
aos alunos livros da literatura clássica, para ampliarmos o vocabulário
e desenvolvermos
melhor nossas redações. Com a leitura temos um leque maior de
informações para nossas dissertações", afirmou Ana Caroline Pereira,
aluna do 3º ano do Cemti João Henrique de Almeida Sousa.
Para Fernando, que entrou na escola somente no 2º ano do
Ensino Médio, o projeto deu impulso para pensar na profissão que irá
seguir no futuro. "Esse hábito de ler vai me ajudar bastante porque
quero seguir carreira
em Relações Internacionais e, por isso, preciso ter uma mente aberta, um
leque maior de informações sobre a nossa cultura, para expor para
outros países", disse o aluno do 3º ano do Ensino Médio do Cemti João
Henrique de Almeida Sousa, Fernando Viana.
O Projeto "Ciclo de Leitura e Produção Textual" e a redação do Enem
O "Ciclo de Leitura e Produção Textual" implantado no
Cemti João Henrique de Almeida Sousa em 2012 conseguiu a aceitação dos
alunos, que passaram a dar mais importância à leitura. O reflexo disso é
visto nos
últimos anos nas provas de redação do Enem. "Os alunos aceitaram bem. A
prova disso é o resultado que temos hoje na redação do Enem. Nós somos a
primeira escola do estado. Nos últimos três anos temos a melhor nota de
redação do Enem entre as escolas públicas
do Piauí", afirmou Gideão Machado, diretor do Cemti João Henrique de
Almeida Sousa.
A cada dois meses, os alunos leem obras da literatura
clássica. Em média são seis livros por ano. Ana Caroline e Fernando
contam que as primeiras notas na redação do Enem foram baixas e que
depois do projeto
houve evolução. "No 1º ano a minha nota no Enem foi muito baixa e já no
ano passado eu consegui melhorar, e na redação desse ano a minha meta é
atingir 900 pontos", disse Ana Caroline Pereira.
"Quando eu cheguei aqui a minha primeira nota na redação
foi um desastre, mas os professores me ensinaram mais e mais. Passaram
livros para eu enriquecer meu vocabulário, fui melhorando e minha nota
na redação
do Enem chegou a 800 no ano passado", disse Fernando Viana.
O projeto "Ciclo de Leitura e Produção Textual"
A carência em alguns índices das competências e
habilidades que são cobradas pelo Enem foi o principal motivo do
surgimento do projeto. "Uma falha que existe hoje no Ensino Médio é a
capacidade de argumentação
dos alunos e isso é apontado pela deficiência de leitura apresentada no
seu histórico discente. Então passamos a fazê-los ler na escola", disse
Gideão Machado, diretor do Cemti João Henrique de Almeida Sousa.
A gestão da escola, em conjunto com os professores de
Língua Portuguesa, desenvolveu o projeto "Ciclo de Leitura e Produção
Textual" e através do ProEMI, que é um financiamento do PDDE, conseguiu
verba para aumentar
o acervo literário da escola.
As disciplinas de Literatura, Redação e Gramática passaram
a trabalhar em conjunto. O professor de Literatura elenca algumas obras
para que o aluno possa ler e reconhecer as características literárias
da escola
nessa obra, na aula de Redação os alunos desenvolvem textos baseados na
leitura feita, e na disciplina de gramática a professora verifica a
linguagem normativa.
"Tudo aqui é direcionado para o Enem. Seja o gênero
textual, seja a tipologia, tudo baseado nos critérios de correção do
Enem. Não tem como, sendo bem planejado, o aluno não se dar bem na
redação", afirmou a
professora de Gramática, Mailda Lima.