Os recursos do FNDE são referentes a obras financiadas pela entidade, mas que estavam bloqueadas por incoerência ou falta de informações prestadas ao Sistema do Ministério (Simec), que são dados referentes a medições, pagamentos e andamento de diversas obras em todo o Estado, como a construção de novas escolas, quadras cobertas, ampliações, entre outras.
A maioria é de obras concluídas e
não pagas devido ao bloqueio ou que estão próximas da conclusão. "Conseguimos
desbloquear boa parte e agora poderemos pagar as empreiteiras que estão com
as obras atestadas", declarou a secretária da Educação, Rejane Dias.
Escola Técnica
Os recursos do PAR são para novos projetos apresentados pela Seduc. A principal delas é a construção da segunda escola técnica padrão MEC em Teresina, que tem custo de R$ 10 milhões. Atualmente existe uma unidade próxima de ser concluída no bairro Renascença (zona Sudeste), além de outra na cidade de Esperantina. As escolas técnica padrão MEC possuem auditório, teatro de arena, refeitório, quadra poliesportiva coberta, 12 salas de aula, seis laboratórios básicos e outros dois de grande porte e área de vivência.
"A Seduc estava sem acesso a esses recursos a novos projetos também por pendências. Felizmente estamos contornando a maioria deles", comentou o superintendente de Gestão, Helder Jacobina.