Ícone buscar

Programa Mais Educação em Parnaíba produz terceiro livro

  • 23/04/2015

O projeto "Construindo leitores e Escritores com Mais Educação" foi idealizado na perspectiva de atender as necessidades da fala, escuta, leitura e escrita dos aprendentes (alunos), percebidos no macrocampo acompanhamento pedagógico, na atividade letramento. A terceira edição do livro já está sendo diagramada e o seu lançamento está previsto para o final de 2015.

Durante as oficinas do programa, os aprendentes, a partir de um exercício de leitura de textos dos respectivos gêneros literários escolhidos, expressam em seus registros suas compreensões, aprendizagens e inventividades. Aqueles alunos que se destacam durante a sua participação no programa, através das oficinas desenvolvidas, após uma triagem, participam do projeto.

De acordo com a coordenadora do programa Mais Educação da 1ª GRE de Parnaíba Deuzimar de Castro e Silva, cada escola trabalhou um gênero literário. "Os professores comunitários e monitores escolheram o gênero imbuídos da esperança de que é possível melhorar a capacidade criativa, socioeducativa e cultural de nossas crianças, adolescentes e jovens atendidos pelo Programa Mais Educação", explica a coordenadora.



Os livros são frutos do esforço da equipe de trabalho do Programa Mais Educação da 1ª GRE - Gestores, Professores comunitários(coordenadores) e Monitores. "Não podemos esquecer dos nossos parceiros - UFPI, UESPI, IFPI, Academia Parnaibana de Letras, Professores de Língua Portuguesa da pública e particular e Técnicos da 1ª GRE", enfatiza Deusimar.

A primeira coletânea literária apresentou fábulas, recontos de contos, lendas, literatura de cordel, textos dissertativos, argumentativos e expositivos. As escolas participantes foram: Unidade Escolar Professor Eduardo Augusto Lopes, Unidade Escolar José Narciso, Unidade Escolar Dr. João Silva Filho, Unidade Escolar Clóvis Salgado, e Colégio Estadual Lima Rebelo.



Para o ex aluno do Programa Mais Educação da U. E. Dr. João Silva Filho, que participou das produções dos livros I e II, Sebastião Veras, o Mais Educação lhe proporcionou várias oportunidades. "Participei de muitas atividades e projetos desenvolvidos dentro da escola e algumas aulas passeio, que me fizeram participar das produções dos livros Construindo Leitores e Escritores  com  Mais  Educação I, com a ilustração da capa do livro de Literatura de Cordel  e juntamente com meus colegas, das produções das histórias "O amor de Taynara" e "A briga do mau com o bem", disse Sebastião que hoje é aluno do ensino médio.

Na segunda coletânea foi apresentado receitas, revista em quadrinhos, jornal escolar, autobiografia, poemas, versos e histórias. As escolas participantes foram: Unidade Escolar Clóvis Salgado, Unidade Escolar José Narciso, Unidade Escolar Dr João Silva Filho, Unidade Escolar Eduardo Augusto Lopes, Unidade Escolar Zezita Sampaio, Unidade Escolar Leônidas Melo. O livro será lançado em Teresina, onde contará com uma explanação do projeto para as demais GREs do estado.



Para o gerente da 1ª GRE Roberto Fernandes, esses livros são mais que um simples resultado de um projeto. "Essa coletânea representa o compromisso de uma equipe de professores e alunos unidos com o ideal de fazer mais educação de qualidade", afirma o professor.

Para o livro de 2015 a proposta é envolver gestores, professores comunitários, monitores e aprendentes com produções de artigos sobre as atividades dos macrocampos trabalhadas nas escolas da 1ª GRE.


Outras Notícias

Notícias
19/05/2025

Com recorde de inscritos, Seduckathon 2025 anuncia equipes que avançam para a maratona final em junho

Notícias
19/05/2025

Egressas do Alfabetiza Piauí seguem nos estudos e mostram que nunca é tarde para recomeçar

Notícias
17/05/2025

Diálogos pelo Piauí: Seduc fortalece Educação e atenção à Primeira Infância em Campo Maior

Notícias
17/05/2025

Estudantes Seduc vivenciam literatura de Torquato Neto em noite especial no Theatro 4 de Setembro

Notícias
16/05/2025

Seduc e Detran abrem inscrições para CNH Social Estudantil com 10 mil vagas gratuitas no Piauí

Notícias
16/05/2025

CCL é reinaugurado com estrutura moderna e foco em aulas práticas e imersivas