A Ouvidoria é um espaço de acolhimento para receber, examinar e encaminhar aos setores competentes todas as manifestações de ouvidoria (reclamações, sugestões, denúncias, elogios e solicitações de providência) e pedidos de acesso à informações públicas.
É uma atividade institucional de representação autônoma, imparcial e de caráter mediador, pedagógico e estratégico, que acolhe manifestações não concluídas por outros meios de atendimento para análise e atuação na busca de soluções.
O atendimento será via e-mail.
Para dar entrada em processo, os documentos precisam ser escaneados em um único arquivo PDF.
O SEI, só aceita documentos em PDF, e o protocolo está recebendo processos eletronicamente desde 02/02/2020.
Francesa e professora canadense trocam experiências com alunos e professores do Centro de Línguas
17/04/2015
Localizado no bairro Marquês, zona rorte de Teresina, o Centro Cultural de Línguas (CCL), que atua há oito anos no fortalecimento e expansão de idiomas no Estado do Piauí recebeu uma francesa e uma professora canadense para troca de experiências com alunos e professores da escola.
De acordo com o diretor do centro Domingos Raniere, a experiência com as visitantes está agradando a todos. "As professoras estão contribuindo bastante para a qualidade do ensino aqui no centro. Como elas são nativas, a compreensão e o entendimento da língua fluem mais facilmente", diz.
Atendendo a mais de 1.600 alunos, o centro funciona nos turnos da manhã, tarde e noite. Para cada uma das visitantes, a francesa Ophelie Poisson e a canadense Laura Rose, foi separada uma turma, onde elas acompanham uma vez por semana o desempenho dos alunos trocando informações, experiências, apresentando suas culturas e conhecendo a cultura local.
Para Ophelie, que está no Piauí desde outubro do ano passado, essa troca está sendo maravilhosa. "Estou aproveitando muito essa experiência. Ensinar o francês em aulas de conversação é muito bom, é uma espécie de troca de cultura, de vocabulário, é um aprendizado para mim e para os alunos", comenta Ophelie que não tem a formação pedagógica, mas acompanha os alunos do CCL desde novembro de 2014. Atualmente ela está com uma turma de francês nas quintas, no turno da noite.
Já a canadense Laura Rose é professora de inglês na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e ministra aulas no CCL nas sextas para outra turma, também no turno da noite.
Fabrício Fernandes, professor de literatura e estudante do centro, afirma que a escola só tem a crescer com esse contato das professoras. "Ter aulas com nativos é excelente, isso faz com que a gente aprenda mais rápido e aprimore nossos conhecimentos. É uma experiência incalculável. Eu não perco uma aula", comenta o estudante.
O Centro de Línguas sempre realiza atividades e participa de projetos que envolvem os alunos e professores em busca de uma melhor qualidade no ensino, dentre eles o Jovem Embaixador, o Aprender é uma Viagem, a Semana Cultural e o Halloween.
Outras Notícias
Notícias
23/08/2025
Estudantes da rede estadual apresentam inovação, cinema e literatura no Cajuína Geek
Notícias
22/08/2025
Pré-Enem Seduc mais Pré-Saeb 2025 reúne mais de 460 Estudantes para revisão em Castelo do Piauí
Notícias
22/08/2025
Seduc realiza Congresso Internacional de Educação Escolar Indígena, Quilombola e do Campo
Notícias
21/08/2025
Pré-Enem Seduc mais Pré-Saeb 2025 revisa conteúdos com mais de 400 Estudantes da rede estadual em Castelo do Piauí nesta sexta (22)
Notícias
21/08/2025
Estudantes piauienses vivem imersão em programação, robótica e cultura durante intercâmbio em Portugal
Notícias
21/08/2025
Estudantes Seduc exploram o Parque Nacional de Sete Cidades em aula ao ar livre
Política de Privacidade
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.