Na manhã desta sexta-feira (17), a secretária Estadual de Educação, Rejane Dias, esteve com sua equipe no Liceu de Parnaíba, onde foi realizado o segundo Encontro com Gestores da Educação. O evento reuniu cerca de 60 gestores da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE), que abrange 11 municípios da região norte, para discutirem as demandas referentes à pasta.
O gerente da 1ª GRE, Roberto Fernandes, destacou que a falta de professores é o principal problema enfrentado pelas escolas da região. Mas acrescentou estar confiante que a contratação dos 700 professores concursados e mil temporários vai sanar boa parte da escassez dos professores. "Podemos não ficar em uma situação ideal, mas estaremos em condições de garantirmos um bom trabalho", destacou.
Rejane Dias falou sobre o esforço da Seduc para garantir a posse dos professores de forma célere para não prejudicar os alunos. Também destacou o restabelecimento dos repasses de custeio para as escolas, como recursos para merenda escolar, manutenção e a garantia do transporte escolar. "As escolas passaram cerca de seis meses sem repasses. Com isso, muitas delas estão em condições estruturas ruins e muitas dívidas. Vai levar um tempo, mas estamos trabalhando para reformarmos todas", completou.
Incentivo
Rejane Dias também declarou que já está pronto o edital para a nova sistemática de eleição para diretores de escola. "Agora, antes da eleição, o diretor vai fazer teste de proficiência e curso de gestão escolar para compor um banco de gestores. Somente aí estará apto a participar da eleição", explicou.
Para premiar a qualificação, a Seduc estuda uma forma de conceder uma melhora nos vencimentos dos diretores que apresentarem bons resultados. "Premiação por mérito para incentivar os bons gestores e melhorar o ensino em suas escolas", finalizou.