Nessa edição da olimpíada, 206.576 alunos matriculados em unidades de ensino do Estado serão avaliados em dois momentos. Na primeira avaliação, que acontecerá no dia 2 de junho, os alunos farão prova objetiva eliminatória (20 questões), aplicada na escola. A segunda fase, marcada para 12 de setembro, contará com prova subjetiva contendo seis questões e será aplicada simultaneamente em todo o Brasil, em centros de aplicações.
Segundo a coordenadora da OBMEP na Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Leila Medeiros, a preparação dos alunos acontece de forma ininterrupta. "Para a primeira avaliação, as escolas já estão trabalhando os alunos. Os professores têm acesso ao banco de dados no site da OBMEP. Lá estão questões de olimpíadas anteriores e a partir daí são feitos os grupos de estudo. Muitas escolas fazem oficinas e os alunos que vêm se destacando na olimpíada se tornam monitores e ajudam os demais", afirma Leila.
As escolas da rede estadual de ensino a cada ano crescem em resultados na OBMEP. "Nós temos aumentado tanto em número de participantes como na conquista de medalhas. No ano passado houve uma conquista de 34 medalhas", disse a coordenadora Leila Medeiros.
Muitas escolas têm se destacado, a exemplo da Unidade Escolar Paulo Ferraz, situada em Capitão de Campos. Na 10ª edição da OBMEP a escola conquistou sete medalhas, além de 15 menções honrosas.
Segundo Jeremias Batista, diretor da U.E. Paulo Ferraz, a preparação dos alunos começou com o início das aulas. "Os professores orientam os estudos, tiram dúvidas. Mas os alunos já têm a base dos anos anteriores, eles se preparam a cada ano. E esse ano nós pretendemos fazer com que o número de medalhas ultrapasse o ano de 2014", disse o diretor Jeremias Batista.