Unidade Escolar Paulo Ferraz em Capitão de Campos realiza encontro do PIC OBMEP
14/04/2015
Será realizado, no próximo dia 25, em Capitão de Campos, o primeiro encontro presencial entre professores e alunos.
Esses alunos têm dez encontros presenciais durante um período com os
professores e também têm acesso a um fórum virtual, elaborado pela
OBMEP, no qual, com ajuda de moderadores, realizam tarefas
complementares às aulas presenciais. O material didático é preparado
especialmente para os alunos nos diferentes níveis de participação.
O Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que é realizado por meio de uma rede nacional de professores coordenadores distribuídos por todo o país, acontece nas escolas e universidades. Os coordenadores orientam professores universitários e outros em programa especialmente destinado para os alunos que receberam medalhas na OBMEP do ano anterior.
De acordo com o diretor da escola Jeremias Alves Martins, sete alunos receberam medalhas na última edição da OBMEP, sendo dois de ouro, dois de prata e três de bronze. "Além das medalhas tivemos ainda 15 Menções Honrosas, o que nos deixa muito orgulhosos", comenta o diretor.
A Iniciação Científica (em Matemática) é um programa que visa transmitir aos alunos cultura matemática básica e treiná-los no rigor da leitura e da escrita de resultados, nas técnicas e métodos, na independência do raciocínio analítico, dentre outros. O aluno participa de atividades orientadas por professores qualificados nas instituições de ensino superior e de pesquisa. Com isso, pretende-se despertar a vocação científica do aluno, além de estimular a criatividade por meio do confronto com problemas interessantes da Matemática.
"Os encontros presenciais são dirigidos por professores doutores. Nesses encontros os alunos recebem o material de estudo, orientação e o cronograma sobre os temas a serem abordados", disse o coordenador do PIC no município Paulo Sérgio Marques. O coordenador disse ainda que o município de Capitão de Campos é um Polo e a escola recebe alunos de Piripiri, Piracuruca, São José do Divino, Domingos Mourão e Cocal de Telha.
Dentre os objetivos do PIC estão despertar nos alunos o gosto pela Matemática e pela ciência em geral; motivar os alunos na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas; aprofundar o conhecimento matemático dos alunos, por meio de resolução e redação de soluções de problemas, leitura e interpretação de textos matemáticos e estudo de temas de modo mais aprofundado e com maior rigor matemático; desenvolver nos alunos algumas habilidades tais como: sistematização, generalização, analogia e capacidade de aprender por conta própria ou em colaboração com os demais colegas; incentivar o aprimoramento matemático dos professores, em especial dos professores dos alunos bolsistas; e estimular uma articulação entre as escolas e as universidades.
Medalhistas
OURO:
Ana Beatriz Cardoso de Sousa;
Taynara de Carvalho
PRATA:
Douglas Reis Borges
Ernandes Ferreira do Nascimento Neto
BRONZE:
Angélica de Oliveira da Cunha;
Maria da Conceição Lopes Memória
Tamine de Sousa batista