Encontro orienta coordenadores estaduais sobre coleta de dados
13/04/2015
Representantes da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) participaram, em Brasília, de reunião técnica sobre o Censo Escolar da Educação Básica 2015. O encontro aconteceu no período de 06 a 09 de abril, no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Texeira (Inep).
De acordo com coordenador Estadual do Censo Escolar, Jorge Ribeiro, o evento teve como objetivo preparar os representantes dos estados para a coleta de informações do Censo de 2015. "Tivemos a oportunidade de conhecer o sistema e tirar quaisquer dúvidas relativas aos campos de preenchimento das informações do Censo, para podermos aprimorar a qualidade da coleta dos dados", explicou Jorge.
O Censo Escolar deste ano traz novidades. Serão incluídos dados sobre educação a distância. O alinhamento das respostas no sistema on-line Educacenso e a fidelidade das informações contribuem para a melhor distribuição de recursos da União a estados e municípios.
O coordenador-geral de educação integral do MEC, Leandro da Costa Fialho, lembrou que as escolas devem preencher, no Educacenso, o campo referente ao programa Mais Educação. A medida proporciona avanço na política pública de educação integral. Fialho ressaltou também a necessidade de os dirigentes dos sistemas de ensino e diretores das escolas estarem suficientemente esclarecidos sobre a importância do Censo. "Os números são grandiosos: cerca de 190 mil escolas, onde estudam 50 milhões de alunos, cerca de 5 milhões deles em tempo integral", destacou.
Censo Escolar
É o principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial e educação de jovens e adultos (EJA). O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar e retrata a concretização da educação como a trajetória regular do estudante - o acesso, a permanência, a promoção e a conclusão do ensino, além do aprendizado.