O Programa Palavra de Criança, parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) e as secretarias municipais de educação, vem apresentando seus primeiros resultados no objetivo de alfabetizar crianças na idade certa. Um dos destaques é o município de Vila Nova do Piauí, que no ano de 2013 alcançou índice de 90.9 % na alfabetização de crianças até os oito anos de idade.
Os primeiros resultados foram apresentados na última quarta-feira (8), quando foram conhecidos os índices dos 66 municípios que irão receber a certificação do programa por terem superado as metas estabelecidas.
De acordo com a coordenadora do Palavra de Criança da Seduc, Nemoni Pessoa, será ofertada uma formação continuada, ainda em 2015, junto aos municípios certificados.
"O foco do programa Palavra de Criança é fortalecer a atuação dos coordenadores do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) para que as crianças em todos os municípios do Piauí estejam alfabetizadas nos três primeiros anos de escolaridade do Ensino Fundamental. Isso mostra o interesse do governo do estado em trabalhar com os municípios", finaliza.
A entrega da certificação está prevista para o mês de maio, momento em que será divulgado o resultado oficial. O programa tem o apoio do Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e o Instituto Probem.
Vila Nova ficou na 3ª colocação entre os municípios do Piauí que foram avaliados pelo Unicef. O município foi escolhido ainda para elaborar o plano de trabalho para a formação continuada do programa e mostrar para todos os municípios que participam da ação suas experiências, sendo espelho para todo o Piauí.
"A meta era atingir no mínimo 70% e passamos de 90%. É motivo de orgulho para todos que fazem a educação municipal", destacou Gorete Leal, secretária da Educação do Município.