Ícone buscar

Antonino Freire se consolida como Agência Formadora

  • 07/03/2015


O Centro de Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire se consolida como Agência Formadora dos profissionais da educação da rede estadual de ensino no estado do Piauí. A Semana Pedagógica que antecedeu o início das aulas na instituição (que iniciam na próxima segunda 09), foi marcada pela formatação do plano de trabalho contemplando dois eixos: formação continuada de professores da rede estadual e educação profissional de nível técnico.

Durante a Semana Pedagógica os professores traçaram metas a serem trabalhadas em 2015 a partir de um plano de trabalho coletivo que visa fortalecer a qualidade do profissional da rede pública estadual de ensino bem como o serviço prestado na educação pública.

Nesse contexto, a Agência fará um trabalho de fundamental importância. "Como forma de incentivo a Formação Continuada de professores, a mudança de nível prevista no Plano de Cargos e Salários dos profissionais da educação, a cada três anos, vem atrelada a uma carga horária de formação do profissional", destacou a diretora geral da institução, Maria Xavier, mostrando a importância do trabalho da Agência Formadora.

 

Antonino Freire recebe alunos do Liceu

A diretora geral da instituição também informou que a partir de segunda feira,09, o Antonino Freire, além de sua demanda normal de formação nos cursos técnicos em Secretariado e em Biblioteca, também receberá em suas instalações até o meio do ano os alunos que estudam em tempo integral no colégio Liceu Piauiense, até que a reforma daquela escola seja concluída.

 
Oficinas mostram importância do planejamento no trabalho pedagógico

A importância do planejamento no trabalho pedagógico foi o tema de uma das oficinas realizadas durante a Semana Pedagógica promovida pelo Centro de Formação Antonino Freire que contou com a participação e aprovação do corpo docente da casa. 

De acordo com a professora Regina Sabóia, esse planejamento deve prevê não apenas a sistematização do trabalho desenvolvido em sala de aula, como também a inclusão dos alunos com deficiência, bem como ser flexível para que seja adequado a realidade de cada turma.

"Nessa perspectiva, a importância de conhecer o público alvo do trabalho pedagógico para adequar o planejamento a esse público é fundamental. Ensinar requer mais que competência técnica, domínio de conteúdo, mas, sobretudo, saber adequar o conteúdo á realidade dos alunos", explica a professora Regina Sabóia que conduziu a oficina.


Outras Notícias

Notícias
19/09/2025

Estudantes Seduc de Guaribas conquistam primeiro estágio em empresa de tecnologia após intercâmbio nos EUA

Notícias
19/09/2025

Em visita ao Piauí, pesquisadora Dora Kaufman elogia modelo de ensino de Inteligência Artificial implementado nas Escolas Seduc

Notícias
19/09/2025

Estudantes Seduc brilham no segundo bloco dos Jogos da Juventude 2025 em Brasília

Notícias
19/09/2025

Mais de 8 mil livros digitais já foram lidos por estudantes da rede pública do Piauí

Notícias
18/09/2025

Pré-Enem Seduc mais Pré-Saeb chega a Corrente e Bom Jesus com força total na preparação para o Enem

Notícias
18/09/2025

Seduc amplia espaços para cultura nas Escolas de Tempo Integral com o projeto Cultura em Série