Antonino Freire se consolida como Agência Formadora
07/03/2015
O Centro de Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire se
consolida como Agência Formadora dos profissionais da educação da rede
estadual de ensino no estado do Piauí. A Semana Pedagógica que antecedeu
o início das aulas na instituição (que iniciam na próxima segunda 09),
foi marcada pela formatação do plano de trabalho contemplando dois
eixos: formação continuada de professores da rede estadual e educação
profissional de nível técnico.
Durante a Semana Pedagógica os professores
traçaram metas a serem trabalhadas em 2015 a partir de um plano de
trabalho coletivo que visa fortalecer a qualidade do profissional da
rede pública estadual de ensino bem como o serviço prestado na educação
pública.
Nesse contexto, a Agência
fará um trabalho de fundamental importância. "Como forma de incentivo a
Formação Continuada de professores, a mudança de nível prevista no Plano
de Cargos e Salários dos profissionais da educação, a cada três anos,
vem atrelada a uma carga horária de formação do profissional", destacou a
diretora geral da institução, Maria Xavier, mostrando a importância do
trabalho da Agência Formadora.
Antonino Freire recebe alunos do Liceu
A diretora geral da
instituição também informou que a partir de segunda feira,09, o Antonino
Freire, além de sua demanda normal de formação nos cursos técnicos em
Secretariado e em Biblioteca, também receberá em suas instalações até o
meio do ano os alunos que estudam em tempo integral no colégio Liceu
Piauiense, até que a reforma daquela escola seja concluída.
Oficinas mostram importância do planejamento no trabalho pedagógico
A importância do planejamento no trabalho pedagógico foi o tema
de uma das oficinas realizadas durante a Semana Pedagógica promovida
pelo Centro de Formação Antonino Freire que contou com a participação e
aprovação do corpo docente da casa.
De acordo com a professora Regina Sabóia, esse planejamento deve
prevê não apenas a sistematização do trabalho desenvolvido em sala de
aula, como também a inclusão dos alunos com deficiência, bem como ser
flexível para que seja adequado a realidade de cada turma.
"Nessa perspectiva, a importância de conhecer o público alvo do
trabalho pedagógico para adequar o planejamento a esse público é
fundamental. Ensinar requer mais que competência técnica, domínio de
conteúdo, mas, sobretudo, saber adequar o conteúdo á realidade dos
alunos", explica a professora Regina Sabóia que conduziu a oficina.