A Ouvidoria é um espaço de acolhimento para receber, examinar e encaminhar aos setores competentes todas as manifestações de ouvidoria (reclamações, sugestões, denúncias, elogios e solicitações de providência) e pedidos de acesso à informações públicas.
É uma atividade institucional de representação autônoma, imparcial e de caráter mediador, pedagógico e estratégico, que acolhe manifestações não concluídas por outros meios de atendimento para análise e atuação na busca de soluções.
O atendimento será via e-mail.
Para dar entrada em processo, os documentos precisam ser escaneados em um único arquivo PDF.
O SEI, só aceita documentos em PDF, e o protocolo está recebendo processos eletronicamente desde 02/02/2020.
O Centro Integrado de Educação Especial (Cies) iniciou, nesta segunda-feira (2), sua semana pedagógica para preparar o planejamento semestral e anual de atendimento aos alunos que necessitam de atendimento educacional especializado (AEE).
Pertencente à Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) e coordenado pela Gerência de Educação Especial (Gee), o Cies é um centro que atende crianças com deficiências intelectuais e outras síndromes associadas. De acordo com Eleonora Sá, gerente de Educação Especial da Seduc, o centro, na sua amplitude, atende desde o pedagógico até o clínico, com uma equipe multiprofissional de fonoaudiólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, dentre outros.
Segundo a diretora do Centro, Maria de Fátima Macedo, a previsão é de que sejam atendidas cerca de 350 crianças, de 0 a 14 anos, nos dois turnos, até duas vezes por semana. "Nestes 7 anos ampliamos espaços e dobramos o número de crianças atendidas. Pretendemos ampliar, também, a equipe com a contratação de novos profissionais pela Seduc. Aqui também realizamos a capacitação de professores para que eles trabalhem a inclusão dentro da escola comum", diz Fátima.
"As mães que vêm em busca de serviços para suas crianças encontram atendimento profissional especializado, que visa minimizar as dificuldades encontradas na sala de aula comum", explica a diretora, que disse ainda que o centro não é uma escola de reforço. "O trabalho do Cies é como uma espécie de gatilho que vai despertar o cognitivo, às vezes comprometido moderadamente ou não, dessas crianças para que desenvolvam a autonomia necessária na escola comum", finaliza.
O Cies, considerado exemplo de excelência em uma educação inclusiva pública de qualidade, retomará suas atividades dia 9 de março.
Outras Notícias
Notícias
08/11/2025
Seduc realiza Dia E neste domingo (9) com acolhimento e incentivo aos estudantes que farão o Enem
Notícias
08/11/2025
Mais de 120 mil Estudantes piauienses farão Enem neste domingo (09)
Notícias
07/11/2025
Enem 2025: às vésperas do primeiro dia de provas, Estudantes Seduc participam de revisões e se mostram confiantes na aprovação
Notícias
07/11/2025
Seduc abre inscrições para Testes Seletivos em 17 Escolas de Tempo Integral para 2026
Notícias
06/11/2025
Robô que “lê mentes” é criado por Estudantes da Rede Estadual de Boqueirão do Piauí
Notícias
06/11/2025
Seduc divulga locais e horários de provas das turmas ITA/IME e cronograma para medalhistas de olimpíadas científicas
Política de Privacidade
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.