O secretário interino da Educação, Hélder Jacobina, recebeu na tarde desta quinta-feira (26) representantes do Movimento dos Sem Terra (MST) responsáveis pelas escolas localizadas nos assentamentos do Piauí. O grupo trouxe na pauta solicitações para garantir o início do ano letivo nessas unidades.
Dentre os principais pedidos estava uma posição da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) sobre a lotação de professores e pessoal administrativo para essas escolas.
"Queremos ter a segurança de que os profissionais que estão trabalhando
lá, os quais não são do quadro permanente da Seduc, continuarão em suas funções
garantindo o funcionamento das escolas", destacou Adilson de Apiaim,
representante do MST.
A superintendente de Ensino da Seduc, Viviane Fernandes, garantiu a manutenção desses profissionais para que o início do período letivo nessas escolas não seja prejudicado.
Outra solicitação se deu na área estrutural dessas escolas. Muitas, há anos, não passam por reforma e não comportam a quantidade de alunos atual. Outras estão com obras paralisadas desde a gestão passada, além das quadras esportivas que sequer foram iniciadas. Quanto a esses problemas o gerente de engenharia da Seduc, Dorival Danúsio, afirmou que cada caso está sendo analisado pelo setor e que em muitos casos soluções em curto prazo serão tomadas.
Por fim, o secretário da Educação destacou que a educação do campo será uma das prioridades do novo Governo. "Passado esse momento inicial em que estamos trabalhando para organizar a Educação do Estado, faremos um planejamento específico para a educação no campo que merece toda nossa atenção", concluiu.