Coleta de dados para Censo Escolar está na segunda etapa
09/02/2015
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) deu início à segunda etapa do Censo Escolar de 2014, a partir do módulo Situação do Aluno. A fase tem por objetivo coletar informações de rendimento (aprovação ou reprovação) e movimento (transferência ou desistência do educando no fim do ano letivo).
A etapa vai até o dia 20 de março. A divulgação dos resultados preliminares tem data prevista para o dia 30 do mesmo mês, no sistema on-line Educacenso. Após essa data, as escolas têm 15 dias para conferir ou corrigir as informações.
O preenchimento é de responsabilidade dos diretores e dirigentes das escolas públicas e também das secretarias estaduais e municipais de educação, que trabalham em cooperação com as unidades de ensino. As informações são fundamentais para a definição e o monitoramento de políticas públicas e para o conhecimento da realidade escolar.
Ao preencher o módulo Situação do Aluno, as escolas devem informar, somente nas turmas de escolarização, situações como rendimento, movimento, não movimentação (etapas de educação infantil, creche e pré-escola), curso em andamento (educação de jovens e adultos e educação profissional). Também devem confirmar os dados dos concluintes (aprovação e finalização) e dos admitidos após o censo. Este último refere-se ao rendimento e movimento dos alunos de todas as modalidades de ensino com matrícula ativa no Censo Escolar de 2014 e que entraram na escola após a data de referência (maio do ano passado).
A Portaria 8/2015, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que divulga os resultados finais do Censo Escolar 2014 foi publicada em janeiro desse ano. No Piauí as matrículas nas redes municipais decresceram 0,52% em relação a 2013 e nas estaduais, 3,6%. Já as matrículas na educação infantil nas redes municipais cresceram de 5,3 milhões em 2013 para 5,4 milhões em 2014. E no ensino fundamental houve um pequeno decréscimo de 1,3%.
De acordo com a área técnica de Educação da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em termos gerais, a redução não é problema, pois não diminuiu as taxas de atendimento educacional nas diferentes faixas etárias correspondentes às etapas da educação básica.
Na análise da área técnica, o menor número de alunos explica-se pela redução da população na idade escolar e pela melhoria do fluxo escolar, mesmo que ainda de forma insuficiente.
Caso alguma rede de ensino ainda não tenha sistema próprio de coleta de dados, as informações indicativas da situação do aluno em 2014 podem ser transferidas para o sistema Educacenso.
Censo da Educação Superior
As instituições de ensino já podem preencher os questionários da coleta de dados do Censo da Educação Superior de 2014. O sistema está acessível, pela internet, aos representantes legais de cada instituição, responsáveis por prestar as informações.
O Censo da Educação Superior reúne informações sobre cursos de graduação (presencial, à distância e sequenciais), como vagas ofertadas, matrículas, ingressantes e concluintes, sobre corpo docente e sobre organização acadêmica. A coleta oferece informações importantes à comunidade acadêmica e à sociedade sobre a situação e as tendências do setor, além de contribuir para o cálculo orçamentário da instituição de ensino e futuros custeios. No caso das instituições federais, os dados do censo são usados também para cálculo da matriz orçamentária.
O período de coleta (preenchimento dos questionários e importação de dados pela internet) vai até 27 de março próximo para as universidades federais e até 24 de abril para as demais instituições públicas e particulares.