A Ouvidoria é um espaço de acolhimento para receber, examinar e encaminhar aos setores competentes todas as manifestações de ouvidoria (reclamações, sugestões, denúncias, elogios e solicitações de providência) e pedidos de acesso à informações públicas.
É uma atividade institucional de representação autônoma, imparcial e de caráter mediador, pedagógico e estratégico, que acolhe manifestações não concluídas por outros meios de atendimento para análise e atuação na busca de soluções.
O atendimento será via e-mail.
Para dar entrada em processo, os documentos precisam ser escaneados em um único arquivo PDF.
O SEI, só aceita documentos em PDF, e o protocolo está recebendo processos eletronicamente desde 02/02/2020.
Modelo do CIES será expandido para toda Educação Especial
06/02/2015
O modelo de gestão do Centro Integrado de Educação Especial (CIES), reconhecido nacionalmente no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e psicomotor de crianças com deficiência intelectual, agora será expandido para toda rede de AEE do Estado. A nova gerente da área de Educação Especial, da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Eleonora Sá, deixa a direção do CIES, após seis anos, com esse desafio.
Quando o Centro iniciou as atividades, em abril de 2007, menos de 200 crianças eram atendidas na instituição, que cresceu e aprimorou seu trabalho, tornando-se modelo para todo o Brasil. Esse reconhecimento foi alcançado não só pelas visitas de Presidentes da República, instituições nacionais e internacionais, mas sim pela evolução de cada criança que ali chegava, dando uma nova qualidade de vida a esta e a toda sua família, através do trabalho de uma equipe multiprofissional comprometida e de uma gestão eficiente.
"Em 2009, tornei-me diretora do CIES e saio com o sentimento de dever cumprido. Hoje o Centro atende mais de 400 crianças e eu considero que ele atingiu sua "maturidade", revela Eleonora Sá.
Quanto ao novo desafio, a nova gerente de Educação Especial da Seduc relata que esse momento inicial é de coleta de dados para o conhecimento da atual realidade. "Estamos visitando os Centros de Atendimento Especializado e as salas de AEE no interior do Estado. A previsão é de que sejam criados Centros como o CIES em Picos e Parnaíba", completa a gerente.
Kits Braile
Mesmo estando no início de seu trabalho, Eleonora Sá está realizando a entrega de Kits Braile para os Centros de Apoio Pedagógico (CAP) para Atendimento às Pessoas com Deficiências Visuais em Parnaíba, Valença, Picos e Teresina. A nova gerente também já entrou em entendimento com a Prefeitura de Timon-MA, para que as crianças com necessidades educacionais especializadas daquele município sejam atendidas lá, o que aumentará a oferta de vagas nesse segmento no Piauí.
Outras Notícias
Notícias
23/08/2025
Estudantes da rede estadual apresentam inovação, cinema e literatura no Cajuína Geek
Notícias
22/08/2025
Pré-Enem Seduc mais Pré-Saeb 2025 reúne mais de 460 Estudantes para revisão em Castelo do Piauí
Notícias
22/08/2025
Seduc realiza Congresso Internacional de Educação Escolar Indígena, Quilombola e do Campo
Notícias
21/08/2025
Pré-Enem Seduc mais Pré-Saeb 2025 revisa conteúdos com mais de 400 Estudantes da rede estadual em Castelo do Piauí nesta sexta (22)
Notícias
21/08/2025
Estudantes piauienses vivem imersão em programação, robótica e cultura durante intercâmbio em Portugal
Notícias
21/08/2025
Estudantes Seduc exploram o Parque Nacional de Sete Cidades em aula ao ar livre
Política de Privacidade
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.