Com 36 polos em funcionamento no Estado, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) terá os cursos a serem ofertados nos novos polos em implantação planejados de acordo com as necessidades socioeconômicas de cada território de desenvolvimento. A ideia foi apresentada pelo superintendente de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Carlos Alberto, nesta quinta-feira (08), em reunião realizada na sede da Secretaria da Educação com representantes das instituições parceiras Ufpi, Ifpi e Uespi.
Durante o encontro foi feita uma avaliação das condições de infraestrutura e funcionamento dos polos. "Hoje temos na rede mais de 20 mil alunos e estamos fazendo uma avaliação da oferta para melhorar as condições dos polos. Também estamos apontando novas ofertas para 2015, de maneira a atender as regiões onde os polos estão situados. A Seduc segue com o compromisso de expandir o ensino para o interior e com o apoio e compromisso de toda a sociedade continuaremos a ter resultados positivos", ressalta o superintendente Carlos Alberto.
Uma novidade para este ano é que os municípios de Itainópolis, Palmeirais e Santa Cruz estão sendo contemplados com polo de apoio presencial do programa Universidade Aberta. O município de Altos também foi uma das pautas discutidas durante a reunião "Estamos fazendo os últimos ajustes junto à Capes para a implantação do programa em Altos", declara Alberto.
Universidade Aberta
A UAB é um projeto criado pelo MEC em 2005, formado por instituições públicas de ensino superior que levam ensino de qualidade aos municípios brasileiros que não têm oferta de cursos superiores ou que a demanda seja muito superior à oferta. Essa modalidade de ensino a distância utiliza-se de meios e das novas tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem, com professores e alunos desenvolvendo atividades educativas em lugares e tempos diversos.
No Piauí, a expansão da UAB tem acontecido com grande êxito, com polos instalados em diversas regiões do Estado. A Seduc é responsável pela estruturação dos polos na adaptação dos espaços físicos para execução descentralizada de funções didáticas e administrativas.
Estrutura
Nesses polos foram construídos laboratórios de ensino e pesquisa, de informática, bibliotecas, salas de tutoria, salas de aulas presenciais, secretarias e coordenações, bem como instalados recursos tecnológicos necessários ao funcionamento de cada um dos cursos ofertados. Os parceiros Ufpi, Uespi e Ifpi oferecem professores, tutores a distância e tutores presenciais para o desenvolvimento das atividades pedagógicas.
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