Ícone buscar

SEDUC investe em projetos voltados para saúde

  • 28/01/2015




Durante toda manhã desta quarta-feira, 28, representantes da Secretaria da Educação e Cultura do Estado do Piauí, participaram na sede da Fundação Municipal de Saúde (FMS),   da reunião do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) do Programa Saúde na Escola (PSE).



Participaram do encontro a diretora de Vigilância e Saúde, Amarilis Borba; técnica do Programa Mais Educação da SEDUC, Maria Elzely; gerente de Atenção Básica e coordenadora do Programa Saúde nas Escolas da FMS, Smithanny Barros e  representantes da Saúde e Ação Social.

Na oportunidade foram abordados temas como; Prevenção das violências e acidentes;  Promoção da cultura de paz  e direitos humanos; Promoção da segurança alimentar e da alimentação saudável; Fortificação de alimentos infantil com micronutrientes em pó; Criação de grupo de família solidárias para encontros e troca de experiências com mediação de creche, escola, saúde; dentre outras.

O PSE é uma ação conjunta da SEDUC, SEMEC e FMS para promover a cultura da prevenção e da saúde de adolescentes e jovens, por meio de ações integradas entre as áreas de saúde e educação.

Desenvolvido e coordenado por um Grupo de Trabalho Intersetorial , o projeto representa um marco na integração saúde-educação e privilegia a escola como espaço para articulação das políticas voltadas para crianças e adolescentes.

A ideia, é capacitar o grupo de gestores local, constituído por professores atuantes na Rede de Ensino e profissionais da área da saúde, formando multiplicadores nas comunidades. Esses, por sua vez, aplicam o projeto de acordo com a realidade, necessidades e vulnerabilidades de cada instituição de ensino envolvida, com o auxílio da assessoria da equipe técnica do Projeto.

De acordo com a técnica da Seduc, Maria Elzely, cerca de 458 escolas da rede estadual participam do projeto e a expectativa para 2015 é que mais escolas façam adesão. "Esse é um momento que estamos fazendo o planejamento das ações para 2015 e avaliando os trabalhos que foram realizados no ano passado. A proposta é que possamos avançar ainda mais, buscando a melhoria da qualidade na educação", finaliza.

Outras Notícias

Notícias
23/08/2025

Estudantes da rede estadual apresentam inovação, cinema e literatura no Cajuína Geek

Notícias
22/08/2025

Pré-Enem Seduc mais Pré-Saeb 2025 reúne mais de 460 Estudantes para revisão em Castelo do Piauí

Notícias
22/08/2025

Seduc realiza Congresso Internacional de Educação Escolar Indígena, Quilombola e do Campo

Notícias
21/08/2025

Pré-Enem Seduc mais Pré-Saeb 2025 revisa conteúdos com mais de 400 Estudantes da rede estadual em Castelo do Piauí nesta sexta (22)

Notícias
21/08/2025

Estudantes piauienses vivem imersão em programação, robótica e cultura durante intercâmbio em Portugal

Notícias
21/08/2025

Estudantes Seduc exploram o Parque Nacional de Sete Cidades em aula ao ar livre