A Ouvidoria é um espaço de acolhimento para receber, examinar e encaminhar aos setores competentes todas as manifestações de ouvidoria (reclamações, sugestões, denúncias, elogios e solicitações de providência) e pedidos de acesso à informações públicas.
É uma atividade institucional de representação autônoma, imparcial e de caráter mediador, pedagógico e estratégico, que acolhe manifestações não concluídas por outros meios de atendimento para análise e atuação na busca de soluções.
O atendimento será via e-mail.
Para dar entrada em processo, os documentos precisam ser escaneados em um único arquivo PDF.
O SEI, só aceita documentos em PDF, e o protocolo está recebendo processos eletronicamente desde 02/02/2020.
Programa Jovem de Futuro consegue avanços em escolas públicas
20/01/2015
A Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo, localizada na zona Leste de Teresina, vem se destacando pelo trabalho desenvolvido na unidade através do Programa Ensino Médio Inovador/ Jovem de Futuro (ProEMI/JF). Implantado na escola em 2014, os resultados mostram que os alunos atendidos pelo programa tiveram um avanço significativo comparado ao dos estudantes das escolas ainda não beneficiadas.
De acordo com a diretora da unidade, Mirlane Ramos, o progresso dos alunos foi observado tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática, disciplinas alvo do ProEMI/JF. "Os resultados são imediatos; com pouco tempo já percebemos o interesse dos alunos nas atividades escolares, a frequência melhorou significativamente e eles estão mais participativos", afirma.
De acordo com avaliação feita em relação a iniciativa, os estudantes atendidos pelo projeto levariam, no mínimo, mais três anos de estudo para atingir a proficiência alcançada se não fossem beneficiados pela ação. Ramos acrescenta, ainda, que o programa tem promovido a reformulação curricular na unidade fortalecendo a gestão escolar, com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes.
"É uma proposta incrível que sugere a reformulação curricular do Ensino Médio, focada em um currículo dinâmico, flexível e compatível com as exigências da sociedade, contemplando uma ampliação do tempo dos estudantes na escola e uma diversidade de práticas pedagógicas que atendam às expectativas e às necessidades dos jovens", comenta a diretora da escola, Mirlane Ramos.
A gestora falou ainda das contribuições que o ProEMI/JF vem proporcionando para os avanços nas atividades escolares e como o replanejamento ajudará a superar os desafios colocados para 2015 .
"Acredito que a maior conquista foi a intenção de todos os membros da Comunidade Escolar para o desenvolvimento e execução de vários projetos. Entendemos, a partir do compromisso que assumimos, bem como das formações que participamos, que precisaríamos unir forças para que as ações traçadas fossem executadas. Obtivemos ótimos resultados", afirma.
Entenda o Projeto
O Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro (ProEMI/JF) é uma parceria público privada entre o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) e o Instituto Unibanco que oferece às escolas participantes apoio técnico e financeiro para, em um período de 3 anos (duração do Ensino Médio), melhorar substancialmente seu desempenho.
As escolas recebem capacitação e assessoria técnica para planejar, executar, acompanhar e avaliar uma proposta de melhoria de seus resultados e para financiar as ações estratégicas previstas neste plano.
Os excelentes resultados que vêm sendo obtidos pelo programa comprovam sua premissa inicial de que se uma escola pública for desafiada a melhorar seus resultados e tiver as condições técnicas e financeiras para definir suas próprias estratégias de superação, ela responde positivamente a esse desafio.
De acordo com Kênia Cardoso, supervisora do ProEMI/JF, "com integração de esforços, instrumentos técnicos e financeiros e autonomia com responsabilidade, qualquer escola pública é capaz de dar uma grande virada e superar seus principais pontos críticos".
Outras Notícias
Notícias
23/08/2025
Estudantes da rede estadual apresentam inovação, cinema e literatura no Cajuína Geek
Notícias
22/08/2025
Pré-Enem Seduc mais Pré-Saeb 2025 reúne mais de 460 Estudantes para revisão em Castelo do Piauí
Notícias
22/08/2025
Seduc realiza Congresso Internacional de Educação Escolar Indígena, Quilombola e do Campo
Notícias
21/08/2025
Pré-Enem Seduc mais Pré-Saeb 2025 revisa conteúdos com mais de 400 Estudantes da rede estadual em Castelo do Piauí nesta sexta (22)
Notícias
21/08/2025
Estudantes piauienses vivem imersão em programação, robótica e cultura durante intercâmbio em Portugal
Notícias
21/08/2025
Estudantes Seduc exploram o Parque Nacional de Sete Cidades em aula ao ar livre
Política de Privacidade
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.