Ícone buscar

Pais e alunos apostam na Rede Estadual em busca de ensino de qualidade

  • 12/01/2015


Com o início das matrículas das escolas da Rede Estadual de Ensino, nesta segunda-feira (12), muitos estudantes, pais e responsáveis procuraram garantir uma vaga para novos alunos do ensino médio regular, ensino profissionalizante e para escolas do ensino fundamental da rede.

Na Unidade Escolar Barão de Gurguéia, que fica no Centro de Teresina e atende cerca de 360 alunos, a procura na manhã de hoje foi bastante significativa. "Nossa escola por ser no Centro, tem uma boa localização e abrange várias zonas da cidade, inclusive pessoas vindas de outros estados como o Maranhão e o Pará, procuram o colégio", disse o diretor Milton de Oliveira.

A escola possui 6 salas pela manhã e 3 à tarde, funciona com o Ensino Médio Regular e os alunos são contemplados com o Programa Instituição de Bolsas de Iniciação a Docência - PiBid em Física e o Programa Ensino Médio Inovador - ProEMI, dentre outros.

De acordo com a estudante Luzinete Vanessa, que fez sua matrícula para o 1º ano na instituição, sua opção pela escola foi por indicação de uma amiga que terminou o ensino médio na unidade. "Eu queria mudar de colégio e essa minha amiga me falou que a Barão de Gurguéia era muito boa, tem bons professores e boa localização, então fiz essa escolha", disse.

Já no Centro de Ensino Fundamental de Tempo Integral - Cefti Duque de Caxias, localizado no bairro Cristo Rei, Zona Sul de Teresina, a procura por vagas também foi intensa durante todo o dia. Segundo Manoel Batista Filho, secretário da escola, a jornada ampliada é o fator que motiva a grande demanda e faz com que pais e responsáveis de áreas distantes apostem no Centro para ajudar na formação de seus filhos.

"A modalidade tempo integral desperta o interesse dos pais e isso faz com que a nossa escola seja muito requisitada. Aqui, além da comunidade próxima à escola, nós atendemos pessoas de bairros como Mocambinho, Porto Alegre e até de Timon-MA", afirma Manoel.

Os resultados do índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb também podem justiçar a preferência pelo Cefti Duque de Caxias. Em 2009, a escola atingiu a nota 4.8, manteve o mesmo resultado em 2011 e, em 2013, evoluiu para 5.4.

Juliana Teixeira já conhece o atendimento da escola. Ela conta que tem dois filhos matriculados no Centro e agora busca mais uma vaga para a sua filha mais velha, que fará o 7º ano do Ensino Fundamental.

"Tenho dois filhos aqui, um no 4º e outro no 5º ano. Trabalho o dia inteiro e vi nessa escola um bom lugar para eles estudarem. Eu me sinto tranqüila por saber que eles passam o dia inteiro aqui, estudando, fazendo algo útil", garante.

Próximo ao Cefti, a Unidade Escolar Lucídio Portela também tem recebido uma grande quantidade de pais em busca de matrícula escolar. Lá são ofertadas vagas do 6º ano do Ensino Fundamental à 3º série do Ensino Médio. A direção da escola destaca que os programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro - ProEMI/JF permitem a realização de vários projetos pedagógicos e que isso estimula os estudantes no ambiente de ensino.

"Nossos alunos entram aqui no 6º ano e só saem quando terminam o ensino médio. Eles sempre se apegam à escola e isso contribui na hora do aprendizado. Sempre buscamos estimulá-los com oficinas e atividades esportivas e culturais", frisa Socorro Mendes, diretora do Lucídio Portela.

O período para as matrículas do ano letivo de 2015 permanece até o dia 13 de fevereiro. Os interessados devem procurar as escolas, munidos dos seguintes documentos:

Ensino Fundamental: cópia da certidão de nascimento do aluno e histórico escolar original;

Ensino Médio: Duas fotos 3x4; RG, CPF, Certidão de nascimento ou casamento; Cópias de Certidão de Conclusão e Histórico Escolar do Ensino Fundamental; ou Declaração da Escola; Histórico Escolar cursante do Ensino Médio, quando for o caso; Título de Eleitor para alunos maiores de 18 anos; Comprovante de Endereço Atualizado; Número de telefone para contato (responsável), Cópia do cartão bolsa família, caso possua.

Ensino profissionalizante: documentos de identificação, histórico escolar do Ensino Fundamental e título de eleitor para alunos maiores de 18 anos e foto 3×4.


Outras Notícias

Notícias
17/07/2025

Estudantes de Oeiras e Valença se preparam para intercâmbio após vencerem o maior hackathon de escolas públicas do mundo

Notícias
17/07/2025

Após recorde de medalhas, Seduc incentiva participação de estudantes do Piauí na OLITEF 2025

Notícias
17/07/2025

Estudante Seduc conquista três medalhas em etapa da Taça Brasil de Tênis de Mesa disputada em Tocantins

Notícias
17/07/2025

Governador Rafael Fonteles entrega modernização de escola de Tempo Integral em Corrente

Notícias
16/07/2025

Clube de Leitura de CETI em Luzilândia promove inclusão com apresentações em Libras

Notícias
16/07/2025

Mais de mil Estudantes Seduc iniciam curso gratuito para tirar primeira habilitação