Ícone buscar

Professora do Piauí é escolhida para mostrar experiências educacionais do estado à países da América

  • 09/12/2014



Uma professora do Piauí participou entre os dias 17 e 23 de novembro na cidade de Maldonado, no Uruguai, de um intercâmbio promovido pelo Mercosul em parceria com a União Europeia. Ana Maria Almeida, que é doutoranda em História e gerente de formação e aperfeiçoamento dos profissionais da educação básica da Secretaria de Educação do Piauí (Se
duc) foi uma das quatro brasileiras selecionadas pelo Ministério da Educação para integrar o evento.

 O intercâmbio faz parte do Programa de Apoio ao Setor Educacional do Mercosul (PASEM) e tem o objetivo de promover o compartilhamento de políticas, estudos e práticas vinculadas à formação e desenvolvimento profissional de professores dos países latino-americanos. A escolha da docente piauiense foi feita com base no trabalho desenvolvido na área da formação de professores no estado do Piauí. Ao todo, 14 profissionais de diferentes nações participaram do evento. O Piauí foi o único estado da região Nordeste a ter um representante enviado.


 De acordo com Ana Maria, a meta do evento é criar espaços de aprendizagem compartilhada ligadas a formação dos profissionais. Ela destaca que a escolha do MEC por uma docente do Piauí é o reconhecimento do trabalho desenvolvido no estado. "Nossa participação legitima o importância do trabalho feito na Gerência de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação. Para termos uma educação pública e gratuita de qualidade é imprescindível a formação dos professores", disse a docente.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer experiências de práticas profissionais distintas daquelas desenvolvidas habitualmente em seus países de origem.Os conhecimentos adquiridos objetivamestimular processos de mudança nos sistemas educacionais e reforçar o papel dos profissionais como agentes inovadores.O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR) foi o programa brasileiro escolhido para mostrar aos demais países as práticas de gestão desenvolvidas. No Piauí, as ações do PARFOR são coordenadas por um Fórum de Apoio a Formação Docente, do qual Ana Maria é articuladora.

A professora explica que a escolha do MEC pelas experiências de formação do Piauí também evidenciam a evolução da educação básica no estado. "Isso é um presente não só para mim, mas para o estado. Reconhecer que estamos no caminho certo é saber que o Piauí não é mais um estado distante da realidade e sim um estado com potencial, com ações eficazes.  Isso nos estimula a continuar inovando, pois zerar o número de professores sem no mínimo um curso de Licenciatura Plena é a nossa meta", finalizou Ana Maria.

Outras Notícias

Notícias
16/07/2025

Clube de Leitura de CETI em Luzilândia promove inclusão com apresentações em Libras

Notícias
16/07/2025

Mais de mil Estudantes Seduc iniciam curso gratuito para tirar primeira habilitação

Notícias
15/07/2025

Piauí aposta em gestão de dados e participa da construção do novo Plano Nacional de Educação

Notícias
15/07/2025

Governador Rafael Fonteles inaugura escola reformada e ampliada em Corrente nesta quarta-feira (16)

Notícias
14/07/2025

Estudantes de Pedro II criam app inclusivo e representam o Brasil em evento de tecnologia

Notícias
12/07/2025

Em Paulistana, Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira inauguram reforma e modernização do CETI Paulistana