O intercâmbio faz parte do Programa de Apoio ao Setor Educacional do Mercosul (PASEM) e tem o objetivo de promover o compartilhamento de políticas, estudos e práticas vinculadas à formação e desenvolvimento profissional de professores dos países latino-americanos. A escolha da docente piauiense foi feita com base no trabalho desenvolvido na área da formação de professores no estado do Piauí. Ao todo, 14 profissionais de diferentes nações participaram do evento. O Piauí foi o único estado da região Nordeste a ter um representante enviado.
De acordo com Ana Maria, a meta do evento é criar espaços de aprendizagem compartilhada ligadas a formação dos profissionais. Ela destaca que a escolha do MEC por uma docente do Piauí é o reconhecimento do trabalho desenvolvido no estado. "Nossa participação legitima o importância do trabalho feito na Gerência de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação. Para termos uma educação pública e gratuita de qualidade é imprescindível a formação dos professores", disse a docente.
Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer experiências de práticas profissionais distintas daquelas desenvolvidas habitualmente em seus países de origem.Os conhecimentos adquiridos objetivamestimular processos de mudança nos sistemas educacionais e reforçar o papel dos profissionais como agentes inovadores.O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR) foi o programa brasileiro escolhido para mostrar aos demais países as práticas de gestão desenvolvidas. No Piauí, as ações do PARFOR são coordenadas por um Fórum de Apoio a Formação Docente, do qual Ana Maria é articuladora.
A professora explica que a escolha do MEC pelas experiências de formação do Piauí também evidenciam a evolução da educação básica no estado. "Isso é um presente não só para mim, mas para o estado. Reconhecer que estamos no caminho certo é saber que o Piauí não é mais um estado distante da realidade e sim um estado com potencial, com ações eficazes. Isso nos estimula a continuar inovando, pois zerar o número de professores sem no mínimo um curso de Licenciatura Plena é a nossa meta", finalizou Ana Maria.