Com o tema "Piauí: nossa história, nossa vida", alunos e gestores do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral - Cemti Didácio Silva encerram nesta sexta-feira (28) o VIII Didácio Arte. O projeto tem como objetivo exaltar a arte, a cultura e o potencial de nosso Estado, colocando a educação como foco principal.
"Este é um momento em que
vemos a participação de todos. Tentamos fazer o resgate da cultura piauiense associando
o conhecimento ao lúdico e o resultado foi maravilhoso", afirmou a diretora da
escola, Maria do Desterro.
A turma do estudante Waslley Pablo pesquisou sobre a história da independência do Piauí. Segundo ele, o projeto fala da batalha de independência do nosso Estado, que muitos historiadores ignoram. "A escola disponibilizou um ônibus e toda minha turma toda viajou até Campo Maior para visitar o monumento da Batalha do Jenipapo. Conhecer a história de perto torna o aprendizado bem mais fácil e prazeroso", explica Waslley.
A ditadura militar também foi tema do Didácio Arte. Estudante do 3º e aluno do Cemti há sete anos, Phellypy Charlles conta que foi muito bom retratar o que aconteceu no Piauí com nossos antepassados e ver que, graças a eles, hoje podemos usufruir da nossa liberdade. "Visitamos o porão do Centro de Artesanato onde as pessoas eram torturadas. Através desse trabalho nós crescemos como estudante e como ser humano", explica.
O evento segue com sua programação até a meia-noite desta sexta, na sede da escola, localizada na Rua 80, 2975, Dirceu Arcoverde II.
Mais informações: 3236-7943