Ícone buscar

Cemti João Henrique realiza VI CemtiSaúde nesta quinta (20)

  • 20/11/2014



Baseada na obra de Leonardo Boff "Saber Cuidar", alunos e gestores do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral - Cemti João Henrique de Almeida Sousa realizaram nesta quinta-feira (20), a 6ª edição do projeto CemtiSaúde, com o tema "Saber cuidar para a vida preservar". Segundo o diretor da escola, Gideão Machado, a ideia é fazer uma ponte entre a obra e as 8 metas do milênio - estabelecidas após o encontro de 189 países em 2002 e que devem ser atingidas até 2015 - para dinamizar a proposta presente no livro de Boff.



"Os alunos trabalharam a perspectiva de preservar a vida, de cuidar do que nós já temos e de combater o descuido que, historicamente, tem se impregnado na sociedade. As temáticas serão trabalhadas em oito estandes, abordando desde a conquista dos direitos da mulher à questão da sustentabilidade, o cuidado com os rios e como alguns objetos podem ser reaproveitados para promover a sustentabilidade", esclarece.

O VI CemtiSaúde também terá espaço para participação da comunidade. Das 14h até às 18h, os visitantes poderão ver estandes e participar de aula de aeróbica e aula prática de como produzir sabão. Aluna do 2º ano do Ensino Médio, Francisca Castro participa do estande que trata sobre drogas e os efeitos que elas causam no corpo humano antes, durante e depois do uso.



Através de quatro cenários diferentes, o grupo de Francisca mostra a realidade de usuário de drogas. Após visitar centros de recuperação como Manassés e Fazenda da Paz, a estudante afirma que a visão muda completamente. "Os relatos comovem. É uma experiência que desperta e sensibiliza nosso lado humano por ser uma realidade que achamos que está longe de nós, mas que na verdade, está mais perto do que imaginamos. Agora, queremos mostrar para os outros alunos o perigo da dependência e como se prevenir deste mal que pode acontecer com qualquer um", explica.



Para Gideão, a intenção do CemtiSaúde é de provocar mudanças, atitudes; formar valores. Assim como todos os outros projetos pedagógicos, o principal objetivo é fazer com que o aluno adquira conhecimento, mas também que ele alargue a sua visão e isso provoque uma mudança de atitude. Hoje, o corpo discente do João Henrique é formador de opinião, onde não só socializa o conhecimento adquirido, mas procura sensibilizar a comunidade pra que assumam sua parte na responsabilidade de cuidar do eu, do outro e do planeta.


Outras Notícias

Notícias
09/11/2025

Dia E: Estudantes são recepcionados por equipes da Seduc no primeiro dia de provas do Enem 2025

Notícias
08/11/2025

Seduc realiza Dia E neste domingo (9) com acolhimento e incentivo aos estudantes que farão o Enem

Notícias
08/11/2025

Mais de 120 mil Estudantes piauienses farão Enem neste domingo (09)

Notícias
07/11/2025

Enem 2025: às vésperas do primeiro dia de provas, Estudantes Seduc participam de revisões e se mostram confiantes na aprovação

Notícias
07/11/2025

Seduc abre inscrições para Testes Seletivos em 17 Escolas de Tempo Integral para 2026

Notícias
06/11/2025

Robô que “lê mentes” é criado por Estudantes da Rede Estadual de Boqueirão do Piauí