De acordo com a coordenadora
de especialização do Projovem Campo, Evana Meire Araújo, o objetivo da jornada
é socializar as pesquisas desenvolvidas em campo pelos alunos, mostrando como a
teoria foi aplicada à realidade de cada região. "Após essa etapa teremos o
encerramento das atividades com os seminários estaduais que irão acontecer nos
polos em cada município", explica.
Evana Meire destaca que a qualidade dos trabalhos apresentados na primeira etapa foi um diferencial significativo para os alunos dessa turma de concludentes da especialização. "Tivemos muitas apresentações exitosas em que foram socializadas pesquisas mostrando como a educação está sendo empreendida no campo, a partir da pedagogia da alternância", diz a coordenadora.
Alunos de Cocal dos Alves desenvolvem chocadeira artificial
No primeiro ciclo de apresentações, um dos trabalhos mais bem avaliados foi a utilização de uma chocadeira artificial como forma de elevação da produtividade de aves. O projeto foi desenvolvido pelo aluno Elisdene Siqueira Castro, do município de Cocal dos Alves.
De acordo com Elisdene, o projeto da chocadeira tem uma viabilidade superior a 70%. Em nosso município só há duas possibilidades de gerar renda: e a prefeitura ou a agricultura familiar. Esse projeto é mais um meio de fortalecer a agricultura familiar e um incentivo para as famílias produzirem pintos através dessa chocadeira. "A vantagem é que chocadeira artificial aumenta a produtividade", explica o aluno Elisdene Siqueira Castro de Cocal dos Alves.