Polo da Universidade Aberta de Teresina começou a funcionar
12/11/2014
A Universidade Aberta do Piauí (UAPI) iniciou em 27 de setembro as atividades no Polo de Teresina com a oferta dos cursos de Licenciatura em Geografia, Filosofia, Computação e Bacharelado em Administração. O Projeto Universidade Aberta do Brasil (UAB), foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2005 com o objetivo de construir um Sistema Nacional Integrado de Educação Superior à Distância.
De acordo com a Gerente Pedagógica da Superintendência de Ensino Superior da Secretaria Estadual de Educação, Seduc, Lindalva Vieira Barros, hoje no estado do Piauí existem 36 polos da universidade aberta, sendo que 30 são mantidos pelo Governo do Estado, através da Seduc e seis pelos municípios. "Nesse projeto a parte pedagógica fica a cargo da Universidade Federal e a estrutura física de cada polo fica a cargo da Seduc", explica Lindalva.
No polo de Teresina, os alunos participam de encontros presenciais aos sábados no laboratório da Universidade Aberta, localizado no Centro de Referência em Formação Antonino Freire e acompanham os cursos pela plataforma online com a mediação dos tutores que são responsáveis pelo acompanhamento das atividades nos respectivos cursos.
A oferta dos cursos está sendo feita através da Universidade Federal do Piauí que em 2006 criou o Centro de Educação a Distância (CEAD), responsável pelo gerenciamento do projeto da Universidade Aberta no Estado. A proposta da Universidade Aberta é oferecer educação gratuita e de qualidade à população piauiense além de proporcionar a oferta de cursos de acordo com as necessidades de cada região.