Alunos do Projovem Campo desenvolvem projeto de chocadeira artificial em Cocal
29/10/2014
Alunos do curso Projovem Campo do município de Cocal dos Alves desenvolveram o Projeto "Chocadeira Artificial". A ação se destacou, pelo baixo custo, viabilidade econômica e pelo retorno rápido para famílias que trabalham com a agricultura familiar no município. A iniciativa foi apresentada durante a exposição dos artigos produzidos dentro da turma de especialização do Projovem Campo Saberes da Terra, no Centro de Formação Antonino Freire.
De acordo com Elisdene Siqueira Castro, idealizador do Projeto, a ação visa gerar mais renda para a agricultura familiar, fazendo com que eles produzam a galinha caipira através da chocadeira artificial, que tem uma viabilidade acima de 70%.
O projeto é visto como de grande importância porque permite desenvolver um projeto aviário de galinha caipira. "Se você for desenvolver esse trabalho no método convencional, tradicional ele vai ter dificuldades e não terá uma produção boa. A chocadeira ajuda nisso porque aumenta a produtividade. Então nossa proposta é fazer um projeto também de acompanhamento", destaca Elisdene Castro.
Elisdene faz uma avaliação do Projovem Campo ? Saberes da Terra. "Tanto como aluno, como também como pesquisador acredito que o programa é muito positivo e permite mostrar aos produtores que devemos trabalhar conforme a realidade que se tem investindo no que é viável na região", explica.