Ícone buscar

Estudantes do Piauí simulam eleição no TRE

  • 26/10/2014

Cerca de 30 alunos do CEFTI Professor Raldir Cavalcante Bastos, estiveram reunidos no Tribunal Regional Eleitoral - TRE Piauí, durante a manhã do último sábado 25, a fim de participarem de eleição simulada.

Duas urnas de lona, do modelo antigo, foram montadas para que os estudantes, divididos em duas turmas, fazendo assim dois locais de votação, votassem em seus candidatos de preferência. Cada aluno ficou com 30 fichas. O resultado sai logo após outra turma também realizar a eleição, com a mesma quantidade de votantes, votarem em seus candidatos, só que em urnas eletrônicas, para que seja feito uma comparação entre as duas formas de votação.

De acordo com a professora Rose Magalhães, esta é uma oportunidade para os alunos exercitarem a sua cidadania. "Este é um momento onde eles podem ver como acontece uma eleição, é a forma deles aprenderem como tudo funciona", disse.  

Em fila, os alunos depositaram nas urnas suas fichas de votos preenchidas com suas opções. Além de votarem em Aécio ou Dilma, os estudantes, como em uma eleição normal, poderiam também votar nulo ou em branco.


Para o presidente do TRE-PI, Juiz Eduardo Pereira de Moura, os estudantes são os potenciais responsáveis pelas mudanças no nosso país. "O Brasil é um país rico, mas com muitas dificuldades e é através dessas mudanças que podemos progredir. Não há progresso sem justiça social. Buscamos mostrar aqui a importância do voto como um instrumento para que possamos realizar as mudanças necessárias", afirma o presidente.

Além dos estudantes, participaram também do encontro, desembargadores, juízes, advogados, diretores da Escola Judiciária Eleitoral e professores do Raldir, que durante a reunião, apresentaram para os alunos, como funciona o tribunal.

Vanessa Valéria de 14 anos, afirma que sabe da importância que tem o voto e se diz preparada para votar. "Estou ansiosa para votar pela primeira vez e daqui há dois anos poderei exercer o meu direito, sabendo do que o meu país precisa e analisando as melhores propostas dos candidatos" afirma a jovem.

Antony Ewerton também de 14 anos, disse estar contente com o que aprendeu no encontro e também se acha preparado para votar. "Hoje é tudo mais fácil e simples que antigamente, com a urna eletrônica é muito mais prático. Em 2016 irei sim votar e exercer a cidadania".

Outras Notícias

Notícias
09/11/2025

Tema da Redação do Enem 2025 foi trabalhado pelos professores da rede estadual nas revisões do Pré-Enem Seduc

Notícias
09/11/2025

Dia E: Estudantes são recepcionados por equipes da Seduc no primeiro dia de provas do Enem 2025

Notícias
08/11/2025

Seduc realiza Dia E neste domingo (9) com acolhimento e incentivo aos estudantes que farão o Enem

Notícias
08/11/2025

Mais de 120 mil Estudantes piauienses farão Enem neste domingo (09)

Notícias
07/11/2025

Enem 2025: às vésperas do primeiro dia de provas, Estudantes Seduc participam de revisões e se mostram confiantes na aprovação

Notícias
07/11/2025

Seduc abre inscrições para Testes Seletivos em 17 Escolas de Tempo Integral para 2026