O Centro de Referência em Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire encerra nesta sexta-feira (24), a Jornada Científica com os alunos do Projovem Campo - Saberes da Terra. Dentre os temas, destacam-se "As dificuldades de aprendizagem em matemática nas séries iniciais"; "A relação Família - Escola e sua interferência no contexto escolar" e "A qualidade de vida do homem do campo e suas perspectivas".
De acordo com a pesquisadora Mércia Barbosa, do município de Milton Brandão, a insatisfação de muitos professores quanto às dificuldades de aprendizagem dos alunos nas séries iniciais na disciplina de matemática, foi o principal motivo de sua pesquisa.
"Muitos professores ainda trabalham com a questão da memorização, bem como de atividades descontextualizadas do cotidiano. Percebemos a necessidade do professor ser mais reflexivo, ou seja, ao perceber que a forma que ele está dando aula não está dando os resultados esperados, que ele tente melhorar", explica.
Para acabar com o mito de que a Matemática é uma matéria difícil, a pesquisadora sugere um trabalho em conjunto do professor da disciplina com o psicopedagogo da escola, bem como os demais professores da instituição, sempre contextualizando as aulas com a realidade do aluno. "Assim poderá evitar também futuros problemas em outras disciplinas que dependem diretamente da matemática como, por exemplo, a química e a física", destaca a professora.
De acordo com Evana Araújo, coordenadora do Projovem Campo no Instituto, a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de curso e a produção dos artigos apresentados durante o encontro representam a culminância de uma etapa de formação em nível de especialização para professores da Rede Pública, que atuam nas diferentes regiões do interior do estado do Piauí. "A proposta é trabalhar a educação de forma contextualizada", destaca.