Durante todo dia desta quinta-feira, 25 de setembro acontece no auditório da APPM, a I Reunião Técnica de Formação de Professores. O evento reuni cerca de 200 participantes, dentre eles coordenadores do PARFOR ( UFPI, UESPI e IFPI), secretários Municipais de Educação, membros do FORPROF e gerentes de GRE?s.
O credenciamento dos participantes ocorreu às 9h, seguido da solenidade de abertura, que contou com a presença do secretário da Educação e Cultura do Estado, Alano Dourado Meneses; reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso; gerente de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, Ana Maria Almeida; vice reitora da Universidade Federal do Piauí, Nadir Nogueira; pró reitora de Gestão do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia, Divamélia Bezerra; coordenadora Geral de Capacitação Docente-CAPES/MEC, Lorenna Linns; dentre outros.
Na oportunidade a gerente da SEDUC, Ana Maria Almeida, falou da grande satisfação de participar do encontro, onde possibilita compartilhar informações sobre o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, instituída em 2009. " O PARFOR é um processo continuo que se inicia na formação inicial e prossegue ao longo da vida profissional dos professores com vistas à valorização dessa categoria profissional e a melhoria da qualidade básica, e da condição de cidadania as crianças, jovens e adultos em processo de formação nas escolas das redes estadual e municipal de ensino", afirma Ana.
A gerente acrescentou ainda, que o PARFOR, compreende um conjunto de ações do MEC/CAPES em colaboração com as Secretárias de Educação dos Estados, Municípios e das Instituições Públicas de Ensino Superior a professores em exercício nas escolas públicas que não possuem a formação adequada prevista pela LDB 9394/96.
De acordo com o secretário da Educação da Educação, Alano
Dourado, o programa visa possibilitar o acesso à formação superior a
professores de escolas públicas estaduais e municipais que já atuam em sala de
aula e ainda não possuem graduação. "O PARFOR tem formado milhares de professores
em diversas cidades do Piauí, contribuindo assim, de forma significativa, para
a melhoria do ensino público no Estado. O programa é uma importante
oportunidade de crescimento profissional e mesmo pessoal", pontua Alano.
O secretário falou ainda, que hoje garantir o acesso e a permanência dos professores nos cursos é um desfio. "O foco da formação e o investimento do MEC para a valorização dos professores esta centrada na melhoria da qualidade da escola pública. Possibilitando aos nossos educandos uma educação pública, gratuita e de qualidade, que possa torna-los sujeitos críticos ativos na sociedade em que vivem ou desejem viver", declara .
Na programação do encontro aconteceu ainda pela manhã a palestra com o tema " A Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação e o papel da Plataforma Freire", ministrado pela coordenadora Geral de Capacitação Docente do CAPES/MEC, Lorenna /MEC.
Em seguida os profissionais tiveram a oportunidade de debater o tema "A Política Nacional de Formação Continuada dos Profissionais da Educação", ministrado pela professora Glória Moura.
Os trabalhos prosseguem durante toda tarde com palestra, mesa redonda e debates.