Ícone buscar

Mega Revisão Solidária para o ENEM reúne mais de 5 mil alunos de escolas públicas e privadas

  • 07/09/2014

Mais de cinco mil estudantes de todo o Piauí e de estados vizinhos participaram na manhã deste domingo (7) da Mega Revisão Toti Solidária para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O evento que este ano está em sua 17ª edição, conseguiu arrecadar mais de 10 toneladas de alimentos para instituições filantrópicas.

A Mega Revisão é promovida por um grupo de professores, apoiado por várias empresas e instituições, como a Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Piauí (Seduc), que disponibilizou 2.500 ingressos para os alunos de sua rede, além de transmitir a revisão através do programa Mais Saber para 41 polos no Piauí.

Para o secretário da Educação, Alano Dourado, a Seduc não podia ficar de fora de um momento como esse, que proporciona aos alunos de escolas públicas e privadas a aquisição de conhecimento de forma isonômica.

"Parabenizo os professores e os demais autores dessa iniciativa pelo compromisso com o futuro dos piauienses, o que demonstra que o papel da educação é propiciar as mesmas oportunidades para todos os jovens, pois  somente  a educação faz-se como caminho para que cada um conquiste seu espaço através dos seus próprios méritos", afirma Alano Dourado.

O professor Luciano Mourão explica que o evento é promovido por quinze professores, sendo totalmente sem fins lucrativos.

"Com o apoio de todos,  conseguimos um espaço que comportassem confortavelmente os alunos. Estes doaram 10 toneladas de alimentos para instituições filantrópicas, como a Casa Frederico Osanan, Casa de Oleiro, Lar da Esperança, entre outras. Essa ação também proporciona a todos o verdadeiro sentido da solidariedade e promoção da cidadania", relata o professor.

Já o professor Jurandir Filho destaca a abrangência do evento que atraiu estudantes de diversos estados. "Essa é a maior revisão solidária do Nordeste. Temos alunos dos estados do Ceará, Maranhão, Tocantins e até de Brasília; além de 15 cidades do Piauí, dentre elas Queimada Nova, que fica a 530 Km de Teresina", pontua o professor, que lembra ainda dos 41 polos do programa Mais Saber, que assistiram a revisão ao vivo.

A jovem Daniely Silva cursa o 3º ano do ensino médio na Unidade Escolar José Amável (Teresina) era uma das que assistia a revisão com atenção.

"Fico muito feliz em ter a oportunidade de reforçar meus conhecimentos com professores de alto nível como estes. Nossa escola nos prepara bem para continuarmos os estudos, mas em um momento como esse aperfeiçoamos ainda mais o que aprendemos lá", afirma a jovem.

A iniciativa nasceu há 17 anos com 60 alunos, hoje é um exemplo de compromisso com a educação e de solidariedade humana que tanto carece nossa sociedade.

Outras Notícias

Notícias
28/06/2025

Secretário Washington Bandeira visita obras de reforma e ampliação do CETI Helvídio Nunes em Paes Landim

Notícias
27/06/2025

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira inauguram reforma e modernização do CETI Jacob Demes em Floriano

Notícias
27/06/2025

Alunos do interior do Piauí conquistam o mundo com projetos de sustentabilidade, tecnologia e educação financeira

Notícias
27/06/2025

Telescópio produzido por Estudantes Seduc é entregue a ganhador do Prêmio Nobel de Física em Londres

Notícias
27/06/2025

Seduckathon 2025: Estudantes de Paulistana e Cocal dos Alves ganham intercâmbio educacional para EUA com projeto que transformam problemas ambientais em soluções criativas

Notícias
26/06/2025

Do litoral do Piauí para a Coreia do Sul: estudantes do Ceti Liceu Parnaibano vencem Seduckathon com jogo para alunos com dificuldade de aprendizagem