No segundo dia de competições, o Piauí ganha a sua primeira medalha. O aluno/atleta do atletismo Filipe Melo, da Unidade Escolar Joel Ribeiro, chegou em terceiro lugar nos 250m e garantiu o bronze para o Estado, no final da tarde do último sábado (6).
Filho de família humilde, Filipe que tem 14 anos e conta que é a primeira vez que participa dos jogos. "Estou treinando há uns 4 meses, cerca de 3 horas, todos os dias". O atleta de 56 quilos, corre na pista de atletismo da UESPI, no Pirajá, bairro onde mora. Seu pai é militar aposentado e sua mãe trabalha em uma lanchonete para ajudar no sustento da família.
Sebastião dos Santos, técnico
de Filipe, atribui a vitória ao empenho e força de vontade do atleta. "É
muito difícil ter disciplina, pois são muitas as tentações, mas ele, mesmo com
pouco tempo de treino, conseguiu uma boa colocação, conta.
Na manhã deste domingo (7),
acontece ainda a final do revezamento feminino 4X75, onde o Piauí compete com a
aluna/atleta Ana Vitória, e, ainda no lançamento de dardo.
Outra possibilidade de medalha é com a turma do badminton, que vem tendo um ótimo desempenho. "Estamos em todas as semifinais que competimos, na simples masculina, simples feminina, dupla masculina e feminina e dupla mista e estamos com ótimos resultados", disse a técnica Norma Rodrigues.
O Badminton piauiense se
classificou para a final na categoria individual masculino e feminino e
concorre ao bronze no feminino. A aluna/atleta Jaqueline Lopes disputa o outro
com a representante de SP. Já Fabrício Farias também buscará o outro na disputa
com o RJ. Na dupla, Fabrício e Gabriel também estão na final contra o MA.
Os jogos acontecem durante todo o dia de hoje. Com quatro atletas: Gabriel Teixeira, Jaqueline Lopes, Sânia Lima e Fabrício Farias. A delegação, que já é destaque nacional, tem grandes chances de medalha.
No xadrez, os dois competidores piauienses participam ainda da competição. Emilly Magalhães, da Escola Municipal Zoráide Almeida e João Gabriel, do Instituto Dom Barreto. O professor Júlio José, que é o técnico da dupla, disse que eles estão indo bem. "Ontem cada um teve uma vitória e uma derrota, vamos esperar os resultados de hoje", conta.
Neste domingo (7), acontecem as últimas disputas individuais. Na segunda (9), começam as disputas coletivas. Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil, correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura de Londrina e patrocínio máster da Coca-Cola.