Mais de 570 profissionais, entre gestores escolares, representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Instituto Unibanco e supervisores do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro (ProEMI/JF), participam da Formação Continuada ’Plano em Ação’, no Blue Tree Tower.
O ProEMI/JF busca fortalecer a gestão escolar como forma de melhorar os resultados das instituições de ensino, principalmente na aprendizagem e no desempenho dos estudantes. A formação, entre várias etapas, contempla a orientação sobre ferramentas e práticas de gestão com o intuito de corrigir rotas, se necessário, e de monitorar resultados, visando à melhoria da aprendizagem dos alunos.
Segundo Regina Célia, coordenadora
do programa na Seduc, os gestores já realizaram a inserção dos planos de
reestruturação curricular nas escolas de Ensino Médio Interativo e agora vão
trabalhar como essas ações serão executadas, durante 2014 e 2015.
"Muitas dessas escolas que vem desenvolvendo o programa já reduziram drasticamente na evasão e na reprovação. Escolas como o Cemti João Henrique; U. E. Estado de São Paulo; Cemti Didácio Silva; Cemti Pedro Sá, de Oeiras, dentre tantas outras, são reflexo das atividades que estamos desenvolvendo", afirmou Regina.
Na primeira formação, foram enfatizados a reflexão e o diagnóstico dos desafios da escola, o planejamento e as ações estratégicas para enfrentá-los. Com o auxílio do supervisor do programa, os profissionais trabalharam na elaboração do Plano de Redesenho Curricular e do Plano de Ação da escola. Neste novo módulo, o objetivo é abordar o processo de implementação dos planos. O conteúdo desta formação pretende indicar elementos para o aprimoramento da rotina de gestão da escola a partir da discussão das etapas do circuito de gestão, que irão subsidiar o acompanhamento e o monitoramento das atividades propostas nos planos.
"O objetivo do encontro é fortalecer e aprimorar as práticas do grupo gestor para realizar o acompanhamento da execução dos planos de ação do ProEMI/JF, tendo em vista a melhoria de aprendizagem dos alunos", diz Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco.