Ícone buscar

PJM leva estudantes brasileiros para representar o Brasil e debater políticas para a juventude na Argentina

  • 21/07/2014



Representar o Brasil e debater políticas para a juventude fazem parte da missão dada a 27 jovens brasileiros selecionados para compor a delegação brasileira no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). Cada unidade da Federação será representada por um estudante de escola pública, com mandato de dois anos.

O PJM promove a participação e a integração de estudantes do ensino médio público dos países-membros do bloco - Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Espaço de encontro e diálogo entre os jovens, o parlamento destina-se a alunos com idade entre 14 e 18 anos para o debate de temáticas de interesse comum, com foco na formação política e cidadã. Entre os temas a serem debatidos pelos novos representantes estão inclusão educativa, gênero, jovens e trabalho e direitos humanos.

Para a estudante Clécia Karen, 16 anos, representante do Acre, a expectativa é atuar da melhor forma possível, com trabalho em equipe, para desenvolver, nas partes teórica e prática, os principais eixos temáticos. "Meus objetivos no Parlamento são desenvolver cada eixo e propor soluções na elaboração de projetos e conferências" disse. "Pretendo representar da melhor forma possível o nosso país no encontro do Mercosul, em agosto na Argentina".



Kleydson Mendes, 17 anos, do Piauí, ressalta a importância de representar o Brasil e os estudantes de seu estado. "Para nós, estudantes, é importante tratar do desenvolvimento da educação e do ensino médio que queremos. Quero e posso contribuir para a melhoria da Educação do meu país. Nós, jovens, somos ousados e podemos mudar essa realidade, traçar novos caminhos e isso é o que me motiva", afirmou.

Para atuar como parlamentares, os jovens participaram, na quinta-feira (17) e na sexta (18), em Brasília, do 1º Encontro de Formação do Parlamento Juvenil do Mercosul. Eles receberam orientações sobre a participação no encontro prévio do PJM, em agosto próximo, na Argentina. No país vizinho, será elaborada declaração que servirá de base para o Parlamento Juvenil no biênio 2014-2016.

Seleção

Os parlamentares foram eleitos durante encontro nacional, em Gramado (RS), em junho último. Nas etapas anteriores, estaduais, as secretarias de Educação promoveram encontros nos quais cada uma selecionou três estudantes. Em votação, os estudantes escolheram um representante por unidade da Federação.




Outras Notícias

Notícias
09/11/2025

Tema da Redação do Enem 2025 foi trabalhado pelos professores da rede estadual nas revisões do Pré-Enem Seduc

Notícias
09/11/2025

Dia E: Estudantes são recepcionados por equipes da Seduc no primeiro dia de provas do Enem 2025

Notícias
08/11/2025

Seduc realiza Dia E neste domingo (9) com acolhimento e incentivo aos estudantes que farão o Enem

Notícias
08/11/2025

Mais de 120 mil Estudantes piauienses farão Enem neste domingo (09)

Notícias
07/11/2025

Enem 2025: às vésperas do primeiro dia de provas, Estudantes Seduc participam de revisões e se mostram confiantes na aprovação

Notícias
07/11/2025

Seduc abre inscrições para Testes Seletivos em 17 Escolas de Tempo Integral para 2026