Ícone buscar

Produtores do Futuro muda vida de jovens da área rural de Pedro II

  • 24/06/2014


Capacitar jovens matriculados em Escolas Agrotécnicas Estaduais e Escolas Famílias Agrícolas do Piauí, levando a formação profissional e a melhoria da qualidade de vida. Esse é o objetivo do Programa Produtores do Futuro.

Na cidade de Pedro II não é diferente. Cerca de 400 alunos da Escola Família Agrícola Santa Ângela estudam no regime de Ensino Médio Integrado, nas áreas de Agroindústria, Turismo Rural e Técnico em Agropecuária. Os cursos, que têm a duração de 03 anos, levam o conhecimento a inúmeros estudantes da região e do entorno.




O trabalho realizado em salas de aulas e em laboratórios de campo/fazendas tem a finalidade de repassar o conhecimento sobre o preparo de solo, plantio, tratos culturais e colheitas.

Vale ressaltar que nessas escolas, os alunos produzem alimentos como batata-doce biofortificada, feijão aracê, melancia, acerola, hortaliças, banana, pimenta malagueta, macaxeira e caju.



João Ferreira, articulador do Programa no município, fala da experiência adquirida durante a formação. "Aqui na Fazenda vivenciamos todas as etapas de cultivo. O aprendizado vem mesmo. Muitos mudaram de vida depois do curso e isso nos dá muita força para continuar", comenta.




O Programa Produtores do Futuro foi implantado em Pedro II no ano de 2011. Desde então, todos os alimentos da produção são comercializados em mercados próximos e também utilizados na alimentação dos alunos e animais do campo de estudo.

Na Fazenda Santa Ângela, localizada a 13km do centro da cidade, cerca de 100kg de produtos são colhidos semanalmente. Com uma área de 2 mil metros disponibilizada para o plantio, cada cultura recebe 250m² para desenvolvimento, além da criação de porcos e galinhas.

A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) através da Unidade de Educação Técnica Profissional, é a responsável por manter os professores, repassar a verba destinada à alimentação e acompanhar as formações.


"Realizamos o treinamento por meio de cursos profissionalizantes, palestras educativas e dias de campo. Tudo isso para oportunizar a preparação do ingresso ao mundo do trabalho. Damos o suporte necessário e contamos com a importante ajuda dos nossos parceiros", explica Hérida Fernandes, responsável pelo Programa na Seduc.

O Projeto ’Produtores do Futuro’ é uma parceria entre o Governo do Estado do Piauí / Seduc, Embrapa, BNB, Aefapi, SDR, Emater, Codevasf, Conab, Sebrae, CAT, Mda, Senar, Biofort, Harvesplus.

Fundação Santa Ângela

A Fundação Santa Ângela localizada na cidade de Pedro II, desenvolve suas atividades filantrópicas desde 1981, quando se constituiu como uma associação de moradores, trabalhando desde então com cursos para alunos carentes e com atividades produtivas, geradoras de emprego e renda.

Com um trabalho voltado para crianças e adolescentes, com incentivo a produção agrícola, a Instituição tem como um de seus grandes pilares de atuação, a educação popular.



Outras Notícias

Notícias
08/08/2025

Seduc realiza pagamento de mais de 4 mil bolsas do Programa Oportunidade Jovem

Notícias
08/08/2025

Do Piauí para o Mundo: intercambistas Seduckathon 2025 embarcam para experiência educacional em Portugal

Notícias
08/08/2025

Seduc e SSP iniciam projeto que reforça cultura de paz nas escolas do Piauí

Notícias
07/08/2025

Seduckathon: Estudantes Seduc embarcam nesta sexta (8) para intercâmbio educacional em Portugal

Notícias
07/08/2025

Rumo ao RJ: Seduc lança regulamento da 3ª Jornada Estadual de Foguetes que levará 11 equipes à etapa nacional

Notícias
07/08/2025

Secretário Washington Bandeira destaca avanços na Alfabetização na Idade Certa em Seminário Nacional