Estimular o estudo da matemática e descobrir talentos da disciplina, com esses objetivos foi realizado, durante toda esta terça-feira (27), a primeira fase da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Em todo o país, as provas com 20 questões objetivas devem ter sido respondidas por mais de 18 milhões de alunos, sendo mais de 200 mil no Piauí.
No total, 649 unidades de ensino, de 222 municípios piauienses participaram do concurso este ano. O estado se transformou em uma referência nacional na área, com resultados expressivos estando entre os líderes no quesito.
Uma das escolas onde os alunos passaram pela aplicação das provas, nesta terça, foi o Centro de Ensino Médio de Tempo Integral João Henrique de Almeida. Localizado no conjunto Morada Nova, zona Sul de Teresina, a escola já conseguiu bons resultados em olimpíadas anteriores, mas segundo o diretor Gideão Machado, o foco é dado ao aprendizado do aluno.
"Conseguimos menções honrosas nas olimpíadas passadas e temos a expectativa de conquistar medalhas este ano. Mas nossa preocupação principal é que o aluno participe de forma qualitativa e para isso promovemos oficinas de nivelamento do aprendizado, pois acreditamos que com a escola fazendo sua parte todos se desenvolvem e os destaques individuais surgem espontaneamente", explica o diretor.
Para a jovem Hilda Melo, estudante do 3° Ano do Ensino Médio do CEMTI,
o OBMEP contribui em muitos aspectos na aquisição de conhecimentos de
matemática contextualizada. "Participo desde o 1° ano das Olimpíadas de
Matemática e, apesar de ter dificuldades na disciplina, neste momento
recapitulamos assuntos passados e temos a oportunidade de resolver questões de
forma contextualizada", destaca.
Outra participante da 1ª fase da OBMEP, Sadija Soares, participa pela primeira vez da competição e relata o que viu da prova.
"O teste estava em um bom nível, exigindo concentração e muito raciocínio lógico. Como a escola já trabalha costumeiramente esse tipo de questão estou na expectativa de ser classificada para a segunda fase", ressalta a aluna.
Somente 5% dos estudantes serão selecionados, de acordo com as notas, para a segunda fase da Obmep, marcada para 13 de setembro. Nesta etapa, os alunos respondem seis questões dissertativas, para explicar os cálculos e o raciocínio utilizados. Aqueles que cursam do 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental, farão provas de níveis 1 e 2; e do Ensino Médio, responderão o nível 3.
O resultado da Obmep será divulgado no dia 1.° de dezembro pela internet. Os prêmios são 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, e 46.200 menções honrosas. Professores, escolas e secretarias de Educação dos Municípios que se destacam pelo desempenho dos alunos também serão premiados.
Mais informações: www.obmep.org.br