O objetivo é democratizar e despertar nas crianças e jovens o interesse pela arte e pela cultura, o Bolshoi, tem um programa de convênio de bolsas de estudo para alunos do Norte e Nordeste do Brasil.
A coordenadora do Programa Mais Educação, Sylvya Suzane, destaca alguns pontos da bolsa ofertada pela Bolshoi e ressalta a importância da arte como complemento da Educação.
"Nesse curso oferecido pelo Bolshoi, os alunos terão além da grade curricular regular, um curso técnico em dança clássica e contemporânea, além de atividades extras e total assistência durante o período de duração do curso. É uma grande oportunidade para os nossos alunos", afirma.
Para 2013 serão disponibilizadas 07 (sete) bolsas para o Estado do Piauí, sendo 05 (cinco) para as escolas da rede pública estadual na capital e 02 (duas) para as escolas da rede pública municipal de Teresina, para alunos com idade de 09 a 11 anos.
Para ocupação das vagas será realizado um processo seletivo que se dará em três fases:
1- Motivação dos alunos - será realizado, por meio da GRE, a divulgação da Escola Bolshoi, com apresentação de vídeo institucional e palestras com temas como: o mundo da dança, o que é a profissão de bailarino, a quebra de preconceito; com isso cria-se um público para a dança clássica, democratiza-se a cultura e estimula-se a criação nas escolas de núcleos de dança. A escola será responsável por motivar e pré indicar seus alunos
2- Pré-indicação - é a etapa de observação dos interessados que consiste na seleção daqueles que demonstram maior potencial para participarem da seleção final
3- Indicação - Serão indicados para etapa final os alunos que demonstrarem habilidades de natureza artística, musical, psicomotora e cognitiva para participarem da seleção final na Escola do Teatro Bolshoi, na cidade de Joinville.
4- Seleção - A seleção final será composta de duas etapas: a primeira, de caráter médico e fisioterápico (específica, postural, clínica e somatotipo); a segunda, de natureza artística (musical, cognitiva e artística).
Ao término das quatro fases, é divulgado o resultado final, com a indicação dos alunos aptos para seguirem a formação na Escola Bolshoi.
O Processo seletivo segue o cronograma abaixo:
Período |
Atividade |
Responsável |
01/10 à 05/10 |
Realização da 1ª e 2ª Fases do processo de seleção. |
GRE e os professores de Educação Física e dança das escolas Públicas na capital |
10/10 |
Realização da 3ª Fase do processo seleção |
SEDUC |
15/10 |
Resultado dos alunos indicados para a seleção final |
GRE/SEDUC |
19/10 |
Realização da 4ª Etapa |
Escola Bolshoi - Joinville-SC |
Maiores informações: Sylvya Suzane (86) 3216-2636