Ícone buscar

Ensino público do Piauí é destaque em Programa Internacional

  • 12/05/2014




Ainda repercute positivamente o resultado da avaliação do Programme for International Student Assessment (Pisa) - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, onde o Piauí ocupa a 11ª posição entre os estados brasileiros.

No ranking do ano de 2012, o Estado conseguiu o 11º lugar em Matemática, com nota 385; 11º lugar em Leitura, com nota 403, e 10º lugar em Ciências, com nota 403. O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), tem priorizado ações na formação de professores, investimento em infraestrutura e modernização da gestão.

De acordo com o governador Zé Filho, esses resultados positivos do Piauí se dão devido aos altos investimentos que o estado vem fazendo na formação dos professores e na melhora do ensino. "Com a implantação do Programa de Formação de Professores (Parfor), o ensino do estado teve um enorme crescimento, pois esses docentes passaram a ser mais qualificados e a oferecerem um ensino melhor aos seus alunos, o que faz do Piauí um estado de excelência em educação", ressaltou.

Piauí foi destaque na imprensa nacional


Recentemente o programa Entre Aspas, da Globo News, avaliou os resultados do Pisa e concluiu que o Brasil foi o país que mais evoluiu em termos de educação na escala mundial. Em relação ao Piauí, o programa afirmou que o Estado surpreendeu especialistas da educação por apresentar um dos mais altos índices de inclusão e desenvolvimento do ensino básico.

Em três anos, o Piauí saltou 10 posições no ranking nacional ficando à frente de estados como Maranhão e Alagoas. Nas 10 primeiras colocações ainda figuram Distrito Federal, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Sobre o desempenho piauiense, o economista em educação, Gustavo Ioschpe, disse que o Estado fez, em escala nacional, o que Xangai fez em escala mundial. Para ele, o Piauí é o melhor exemplo de que nem sempre existe correlação entre o nível de riqueza dos alunos e seu desempenho em sala de aula. "Para se ter uma ideia, é o estado de São Paulo que está no mesmo patamar de Xangai em termos de investimento na educação e a surpresa ficou por conta de um Estado que vem crescendo aos poucos e aos poucos vem mostrando que é tudo apenas uma questão de inclusão educacional", diz.

Segundo o especialista, o bom desempenho do Piauí deve-se à inclusão educacional que o Estado tem trabalhado com seus alunos e reitera que nos últimos em todo o país existem cerca de 10 milhões de jovens, entre 15 e 17 anos, e que o maior desafio no momento é colocá-los dentro das escolas. "Isso já tem sido feito e é claro que o resultado vai ser refletido imediatamente no avanços dos indicadores de qualidade da educação brasileira", conclui.

O Pisa busca medir o conhecimento e a habilidade em leitura, matemática e ciências de estudantes com 15 anos de idade tanto de países membro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como de países parceiros. O exame foi aplicado a 510 mil alunos.


Outras Notícias

Notícias
30/05/2025

Seduc qualifica professores de Teresina para atendimento de Salas de Recursos Multifuncionais

Notícias
30/05/2025

Rede Estadual do Piauí é a que mais faz Avaliações no padrão ENEM e SAEB

Notícias
30/05/2025

Seduc é premiada como órgão que mais capacitou gestores na 1ª edição do Prêmio Escola de Governo

Notícias
30/05/2025

Professores selecionados para os projetos Laboratório de Redação e Clube de Leitura participam de formação

Notícias
30/05/2025

Clube de Leitura Seduc: Júri Simulado transforma sala de aula em tribunal literário no interior do Piauí

Notícias
29/05/2025

Seduc mobiliza escolas para garantir 100% de inscritos no Enem 2025