A Ouvidoria é um espaço de acolhimento para receber, examinar e encaminhar aos setores competentes todas as manifestações de ouvidoria (reclamações, sugestões, denúncias, elogios e solicitações de providência) e pedidos de acesso à informações públicas.
É uma atividade institucional de representação autônoma, imparcial e de caráter mediador, pedagógico e estratégico, que acolhe manifestações não concluídas por outros meios de atendimento para análise e atuação na busca de soluções.
O atendimento será via e-mail.
Para dar entrada em processo, os documentos precisam ser escaneados em um único arquivo PDF.
O SEI, só aceita documentos em PDF, e o protocolo está recebendo processos eletronicamente desde 02/02/2020.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, na manhã desta sexta-feira (9), o edital de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. A prova do Exame será nos dias 8 e 9 de novembro. As inscrições devem ser feitas pela internet, no site do Inep, entre os dias 12 e 23 deste mês.
A previsão é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam, um crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões do ano passado. O valor da inscrição é R$ 35 mas alunos de rede pública e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo são isentos. A taxa deve ser paga até o dia 28 de maio.
Em 2013, cerca de 5 milhões de estudantes fizeram o Enem. A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.
O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.
Nesta edição, o Enem traz novidades na acessibilidade. O site do exame vai oferecer o edital em formato de leitura compatível com o Dosvox, sistema criado para pessoas com deficiência visual utilizarem o computador, e um vídeo na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para quem tem deficiência auditiva.
No dia do exame, os candidatos devem estar atentos aos horários. Os portões abrem às 12h e a prova começa às 13h (no horário de Brasília). No caso dos candidatos sabatistas, que, por motivo religioso, não podem ter atividades aos sábados, no período diurno, no dia 8, a prova será aplicada às 19h, no horário da capital federal. Todos os sabatistas têm que chegar ao local de prova entre as 12h e as 13h.
No primeiro dia de prova, serão avaliados os conhecimentos em ciências humanas e ciências da natureza. O término está marcado para as 17h30. No segundo, os candidatos responderão a questões sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática, e as provas terminam às 18h30.
Neste ano, serão mantidos os critérios de correção da redação. As provas com inserções inadequadas serão zeradas.
Tema da Redação do Enem 2025 foi trabalhado pelos professores da rede estadual nas revisões do Pré-Enem Seduc
Notícias
09/11/2025
Dia E: Estudantes são recepcionados por equipes da Seduc no primeiro dia de provas do Enem 2025
Notícias
08/11/2025
Seduc realiza Dia E neste domingo (9) com acolhimento e incentivo aos estudantes que farão o Enem
Notícias
08/11/2025
Mais de 120 mil Estudantes piauienses farão Enem neste domingo (09)
Notícias
07/11/2025
Enem 2025: às vésperas do primeiro dia de provas, Estudantes Seduc participam de revisões e se mostram confiantes na aprovação
Notícias
07/11/2025
Seduc abre inscrições para Testes Seletivos em 17 Escolas de Tempo Integral para 2026
Política de Privacidade
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.