O Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), firmou parceria com o Departamento de Estado dos Estados Unidos, na participação do Programa Líderes Internacionais em Educação - Brasil (International Leaders in Education Program - ILEP), para oferecer aos professores de ensino médio, da disciplina Língua Inglesa, a oportunidade de conhecer novas culturas e aprofundar conhecimentos.
O Ilep - é um programa voltado para professores de língua inglesa que atuam nas escolas públicas do Brasil e tem como objetivo o aperfeiçoamento no ensino do idioma. O Programa oferece um intercâmbio de cinco meses nos Estados Unidos para professores de inglês do ensino médio das mais diversas partes do mundo. Do Piauí, o professor Oselias de Sousa Lima, foi o único selecionado para participar da etapa nacional que acontece com a aplicação to teste "TOEFL".
"É um sonho de criança, e poder participar, estar entre os selecionados e conseguir a classificação, é o prêmio máximo do nosso trabalho. É uma oportunidade única. Será uma experiência engrandecedora", disse Oselias que é natural de Landri Sales e percorre cerca de 60km para Jerumenha, onde ministra aulas de inglês na Escola Sebastião Rocha Leal, e ainda desenvolve um trabalho como professor voluntário de língua inglesa, ministrando curso de conversação para 8 alunos na ONG Global Youth Network. Professor efetivo há 9 anos no município e concursado pelo estado desde 2010, Oselias é especialista em inglês pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA.
Dentre outras coisas, o programa visa criar entre os educadores um conhecimento mais amplo sobre os Estados Unidos, fortalecer a excelência no ensino da língua inglesa e oferecer aos participantes um conhecimento mais aprofundado das melhores práticas em metodologias de ensino, planejamento de aula e uso da tecnologia em educação.
O Conselho Nacional de Educação - Consed, juntamente com a Embaixada dos Estados Unidos divulgou a lista dos 24 pré-selecionados do Programa. O processo de pré-seleção analisou as respostas para cada uma das perguntas do formulário preenchido pelos candidatos e considerou dados como o detalhamento das cartas de recomendação da escola, o nível de inglês e o potencial dessa oportunidade para o interessado.
O professor conta que foi mais de uma semana de trabalhos e de preparação, e, que o apoio da diretora da escola Luciana Soares, da supervisora de ensino Adeilma Benvindo, demais professores e ainda da Seduc na pessoa do secretário Allano Dourado, que garantiu sua viajem, foram fundamentais. "Passei noites em claro redigindo respostas, plano de aula e carta, mas foi muito gratificante ter esse retorno, tenho muito que agradecer", afirma Oselias.
A bolsa oferece assistência para o visto de intercâmbio, orientação pré-partida no Brasil, passagens de ida e volta no Brasil e nos Estados Unidos, custos/taxas para a participação no programa, Hospedagem (dormitório universitário compartilhado com outros participantes), seguro-saúde, além de ajuda de custo para alimentação e outras despesas dentro do programa. O curso tem duração de cinco meses e acontecerá no primeiro semestre de 2015, nos Estados Unidos.