A Ouvidoria é um espaço de acolhimento para receber, examinar e encaminhar aos setores competentes todas as manifestações de ouvidoria (reclamações, sugestões, denúncias, elogios e solicitações de providência) e pedidos de acesso à informações públicas.
É uma atividade institucional de representação autônoma, imparcial e de caráter mediador, pedagógico e estratégico, que acolhe manifestações não concluídas por outros meios de atendimento para análise e atuação na busca de soluções.
O atendimento será via e-mail.
Para dar entrada em processo, os documentos precisam ser escaneados em um único arquivo PDF.
O SEI, só aceita documentos em PDF, e o protocolo está recebendo processos eletronicamente desde 02/02/2020.
CEFTI Raldir Cavalcante realiza encontro de formação de líderes mirins
30/04/2014
Com o objetivo de analisar as concepções e significados atribuídos pelos adolescentes a respeito de sua ação como protagonistas nos diferentes espaços da escola e da comunidade, o CEFTI Raldir Cavalcante realizou o encontro com os alunos do 6º ao 9º ano.
A reunião aconteceu nos dias 29 e 30 deste mês das 14:00 às 16:30 horas, com a participação de 40 alunos, sendo 4 estudantes de cada sala, onde foram discutidos vários temas, dentre eles, o funcionamento da escola, o regimento interno, a proposta pedagógica da instituição e o protagonismo juvenil.
De acordo com o diretor do centro Carlos Eduardo, essa ideia surgiu após a necessidade dos alunos se comportarem de fato como líderes, opinando e debatendo assuntos de interesses em comum, como as melhorias para o ambiente escolar. "Eles precisavam desse suporte para saberem o que é ser um líder e de como buscarem soluções e alternativas para seus questionamentos e interesses", disse.
Os estudantes fizeram um tour pela escola, onde observaram as necessidades existentes no espaço e ainda elaboraram um plano de ação dos líderes mirins, respondendo questões propostas pelos professores, onde tratavam sobre limpeza e organização das salas de aula, a conservação da escola, um melhor recreio, como tornar as aulas mais interessantes e como fazer com que os alunos melhorem nos estudos.
Raiane Fortes estudante do 7º ano, disse que é importante participar de eventos que tratam de assuntos da escola. "O bom é que a gente participa, aprende mais e depois pode passar tudo para os outros alunos e ainda opinamos no que deve ser melhorado", disse a estudante de 12 anos que sugeriu mais aulas demonstrativas, visitas e dinâmicas na sala de aula.
Já Mateus Henrique do 8º ano, propôs que os professores explorem mais os recursos da escola para tornarem as aulas mais atraentes. "Gosto muito do trabalho dos professores aqui do Raldir, e está sendo muito bom participar desse projeto", disse Mateus que já estudou em duas instituições de ensino privadas, mas que se identificou mais com o CEFTI.
Os estudantes passarão ainda por um outro momento, onde serão expostos todos os trabalhos realizados por eles e discutidos entre os professores da escola juntos com a direção.
Outras Notícias
Notícias
09/11/2025
Tema da Redação do Enem 2025 foi trabalhado pelos professores da rede estadual nas revisões do Pré-Enem Seduc
Notícias
09/11/2025
Dia E: Estudantes são recepcionados por equipes da Seduc no primeiro dia de provas do Enem 2025
Notícias
08/11/2025
Seduc realiza Dia E neste domingo (9) com acolhimento e incentivo aos estudantes que farão o Enem
Notícias
08/11/2025
Mais de 120 mil Estudantes piauienses farão Enem neste domingo (09)
Notícias
07/11/2025
Enem 2025: às vésperas do primeiro dia de provas, Estudantes Seduc participam de revisões e se mostram confiantes na aprovação
Notícias
07/11/2025
Seduc abre inscrições para Testes Seletivos em 17 Escolas de Tempo Integral para 2026
Política de Privacidade
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.