Ícone buscar

Projeto Presença é apresentado aos gerentes da Seduc

  • 24/04/2014



Tendo em vista a melhoria da qualidade de ensino do Piauí, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), firmou convênio com a Fundação Roberto Marinho para a implantação do Projeto Presença nas escolas da rede estadual de ensino.

O Projeto visa a correção do fluxo e a parceria conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC). Pelo acordo, serão formados 480 educadores da rede que atenderão a aproximadamente 8 mil alunos, matriculados nos anos finais do ensino fundamental (2 mil) e no ensino médio (6 mil) da rede estadual de ensino, na capital e no interior do Piauí, em duas fases.



A primeira fase contempla 4 mil estudantes, em 200 turmas, que iniciarão as aulas no primeiro semestre de 2014 com término previsto para dezembro de 2015.  A segunda fase, com aulas que vão do primeiro semestre de 2015 a dezembro de 2016, reunirá outros 4 mil estudantes também em 200 turmas (sendo 50 turmas para o ensino fundamental - anos finais; e 150 turmas para o ensino médio - com cerca de 30 estudantes cada).

Na manhã de hoje (24), a socialização do Projeto, elaborada pela Superintendência de Ensino da Seduc, reuniu gerentes, coordenadores e técnicos das 21 Gerências Regionais de Educação do Estado.

De acordo com o superintendente de ensino, Edjôfre de Oliveira, a realização deste evento "oportunizará a discussão e compreensão do Projeto Presença, que trabalha a correção de fluxo, para todos que irão trabalhar com o projeto".



Com a presença da coordenadora geral de projetos da Fundação Roberto Marinho, Maria de Fátima Gabriel, e do coordenador regional de projetos, Francisco Lima, os principais pontos do Projeto Presença foram apresentados aos gestores.

"Um dos principais objetivos do encontro é apresentar as tecnologias que o Projeto detém, como a metodologia Telessala, estruturas e de que forma a Fundação realiza a formação continuada dos profissionais envolvidos no projeto", explicou a coordenadora Fátima. Além disso, o encontro pretende abrir uma reflexão sobre a importância do monitoramento e a sistematização das ações do projeto nas 21 Gre?s.

Projeto Presença

O Projeto Presença envolverá os estudantes em defasagem idade-série da rede estadual de ensino, no Ensino Fundamental anos finais e no ensino médio.

No ensino fundamental, esta ação proporcionará a correção do fluxo escolar. O propósito é aumentar a oportunidade série-ano, reduzindo a distorção, para reorganizar a trajetória escolar desses estudantes. Esse procedimento regulariza a situação desse grupo de estudantes, motivando a ida para o ensino médio.



No ensino médio, o objetivo é que este estudante possa concluir sua escolarização básica, e consequentemente possa fortalecer a recomposição de competências e habilidades, que validam as disposições para aumento da autoestima e o desejo de realizar seus projetos pessoais. Quanto à escola, pretende-se que o desenvolvimento dessas ações contribua para a redução do ciclo de reprovações e repetências que inevitavelmente conduzem ao fracasso escolar.

"O Telecurso vai ajudar a corrigir o fluxo escolar e oferecer mais oportunidades para os nossos alunos. A educação do Piauí vem crescendo e esta é mais uma iniciativa do Governo do Estado para garantir mais qualidade ao ensino da rede pública?, afirma a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem, Marta Freitas.




Outras Notícias

Notícias
19/05/2025

Com recorde de inscritos, Seduckathon 2025 anuncia equipes que avançam para a maratona final em junho

Notícias
19/05/2025

Egressas do Alfabetiza Piauí seguem nos estudos e mostram que nunca é tarde para recomeçar

Notícias
17/05/2025

Diálogos pelo Piauí: Seduc fortalece Educação e atenção à Primeira Infância em Campo Maior

Notícias
17/05/2025

Estudantes Seduc vivenciam literatura de Torquato Neto em noite especial no Theatro 4 de Setembro

Notícias
16/05/2025

Seduc e Detran abrem inscrições para CNH Social Estudantil com 10 mil vagas gratuitas no Piauí

Notícias
16/05/2025

CCL é reinaugurado com estrutura moderna e foco em aulas práticas e imersivas